sexta-feira, 5 de abril de 2013

SOBRE PREÇOS, PÁSCOA E "PUQUÊ."


 

"Puquê, Puquê,Puquê, Puquê paieeeeee puquê?"

É desta maneira que a Sofia me questiona. Quando quer saber alguma coisa, qualquer coisa, ela larga infinitos "por quês". E pode ser qualquer coisa mesmo variando de uma cor em algum lugar, por que a casa é amarela? Pode ser sobre um personagem da TV, por que a bruxa é má? Por que a "Cindelela" caiu pai?
E ela passou a semana anterior a páscoa toda comigo. Foi uma beleza, ela me proporcionou muitas alegrias, encheu o meu dia e me encheu também com seus "por ques."

Mas com a páscoa chegando fomos inevitavelmente comprar chocolates para ela. E aí fui eu que comecei a perguntar "Puquê, Puquê,Puquê, Puquê TÃO CARO puquê?"

É um verdadeiro absurdo o preço do chocolate nesta época do ano. Uma barra de 200g costuma sair por quatro ou cinco reais, um ovo com as mesmas 200g sai por vinte e cinco a trinta reais. Uma verdadeira maluquice gananciosa de quem usa a emoção das crianças para obter seus lucros abusivos.

Outro dia uma pessoa, ao saber que sou Sociólogo, me perguntou enquanto estávamos na esteira da academia: O que se pode fazer para baixar o preço da erva-mate?

Eu respondí: A não ser não comprá-la mais nada. Não há controle de preços no Brasil, o mercado se auto regula. Se tem quem pague então esse é o preço, ao passo que se as pessoas comprassem somente as marcas mais baratas as que estão com os preços mais elevados se obrigariam a baixar sob pena de não obterem lucros com as vendas baixas.

Mas aí esbarramos em outro problema. A qualidade das marcas mais baratas de chocolate é péssima, são ruins mesmo e então as pessoas acabam, mesmo que pagando tão mais caro, comprando as melhores marcas.

Somente uma intervenção do Estado poderia resolver isto. Mas aí todos os comentaristas liberais que temos na TV e nos jornais, internet, rádio... e que são patrocinados pelas marcas famosas fariam as mais pesadas críticas ao governo e isso faz perder voto. E se perde voto não se faz e então fica assim mesmo.

Esse é mundo em que vivemos. Este é o "Brasil: Um país (Capitalista Selvagem) de poucos."

"Puquê, Puquê,Puquê, Puquê paieeeeee puquê?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.