sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

OCEANO DE NOTÌCIAS, aridez de informação.

Navegando pelo site do Fórum Social das Periferias, http://openfsm.net/projects/fs-exp-periferias/summary, me deparei com uma questão de um dos participantes que perguntava, ou melhor sugeria o debate sobre qual o meio de comunicação mais adequado para os fins do Fórum e perguntava se todos os meios cumprem a função.

O que me parece é que atualmente temos um oceano de notícias e muitas vezes aridez de informação. E não me refiro a descontextualização da notícia, pois isso é recorrente, falo em referência as notícias que são todas as mesmas em todos os sites, jornais, revistas, televisões. Sempre visando o mesmo ângulo. Quando acontece de dois meios de comunicação divergirem sobre uma matéria vira tema de surpresa. Vira notícia.

Como se fosse ruim a divergência colocam os meios de comunicação que são geralmente menores, não pertencentes a grandes empresas, como “alternativos”. Realmente são alternativos aos meios tradicionais, mas a conotação desta palavra nesta realidade soa, ou fazem soar, como se fosse algo menor.

Porém, mesmo criticando, acho que temos de ser humildes e saber que os grandes meios de comunicação chegam há um número muito maior de pessoas que os nossos meios. Ainda ocorre dessa maneira por diversos fatores, tais como a experiência destes, pois começaram bem antes, o que lhes dá também uma “certa” tradição e que acaba por “fidelizar o seu público”.

Outro ponto a ressaltar é que nossos meios de comunicação me parecem ser muito direcionados. Feitos especificamente para os que querem saber sobre o tema questão. Enquanto isso a grande mídia abrange um universo de temas que varia desde o esporte profissional a economia internacional, passando por filmes, teatro, televisão, política, polícia... enfim todos sabemos as secções que um jornal possuí. De um tempo para cá eles também passaram a ter divisões para as pessoas em vez de temas, assim existem publicações voltadas para cada tipo de público (mulher, adolescentes, profissionais de determinada área...)

Com isso quero que um evento como o Fórum Social das Periferias deve sim se utilizar de todo e qualquer tipo de mídia, seja alternativa ou não. Pode ser, é claro que é uma suposição, que alguém que não esteja procurando pelo Fórum o encontre pois este estaria a sua disposição em um oceana de notícias quebrando um pouco a aridez de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.