E QUALIFICANDO...

O debate sempre fez, e ainda faz, parte da minha vida. Antes que alguém retruque eu mesmo digo, vai seguir fazendo. Desde criança meus pais não eram assim impositores de suas idéias. Minha mãe menos que meu pai, é verdade, porém antes de se utilizar da imposição sempre tentava argumentar. O problema era quando eu, muito teimoso, trancava o pé.
O debate é uma coisa tão interessante que chama a atenção mesmo quando só um dos debatedores está presente. O outro responde em outro momento e assim vai. O problema desta forma é que as vezes os encarregados de levar as informações de um para outro, geralmente jornalistas, distorcem as falas do debatedores.
Mas o debate para mim está correndo riscos no Brasil. Estes riscos vem de duas frentes e prejudica qualquer debate. Prejudica a evolução das idéias e do pensamento como um todo. Assim, começamos a perder aquela impressão, aquela sensação de "nossa, nunca pensei nisso" ou "é mesmo, não é que tens razão".
Os riscos a que me refiro são:
1 A desqualificação do debatedor.
Eu sei que faz parte, mas é claro que atrapalha. Em vez de tentar vencer o debate pelos argumento, derrubando os argumentos do oponente o que se faz é desqualificar o outro. Isso se faz mostrando as outras pessoas que e o outro não tem condições para debater. Pode ser de várias formas, sempre evocando preconceitos. Não tem estudo; não tem experiência; não é daqui e não sabe como as coisas funcionam; é metido; esnobe; vileiro... em fim é sempre alguma coisa que nada tem a ver com o assunto.
2 O extremismo
Já escrevi uma vez que há um certo direito de ser sectário ou conservador das pessoas e povos. Isso por que não se pode obrigar ninguém a mudar uma idéia ou um costume que não quer mudar. Mas para isso há também um limite. O limite é justamente o do debate.
Quando se entra em um debate tem que se saber que se por um lado se pode convencer o outro, por outro pode-se ser convencido. Assim quando não se quer mudar nem um milímetro do seu pensamento, na verdade não se está querendo debater nada e sim doutrinar o outro.
Isto torna o debate sacal quando um dos debatedores age assim e insuportável quando os dois o fazem. Claro que não se pode, mesmo que seja difícil as vezes, confundir uma pessoa que defende fortemente a sua posição e que tem argumentos vários para isso e rebate sempre todas as criticas.
3 o Politicamente correto
O debate de idéias é prejudicado ainda por a questão do politicamente correto. Esta moda que começou nos E.U.A. tem suas virtudes, porém mascara muito. Há muitas pessoas que se utilizam deste como subterfúgio e assim não revelam verdadeiramente o que pensam. Em muitos casos a pessoa fala uma idéia sua, e tem tanto medo da reação do outro, que o faz de forma tão rebuscada que esta perde o sentido.
Aqui no Brasil o politicamente correto vem sendo um esconderijo para muitos preconceitos, inclusive raciais e sociais. O que era para melhorar a relação entre as pessoas torna-se uma armadilha. Incrível isso, no momento em que escrevo penso que poderão haver pessoas que interpretem mal o que coloco neste texto. Tomara que não.
4 As generalizações
Estas estão em alta, principalmente no debate ambiental. Me preocupo e muito com esta questão. Separo o lixo de casa, sei que não é grande coisa mas nem todo mundo faz, e presto atenção nesta questão. Minha companheira sabe bem mais do assunto que eu e me ensina muitas coisas. Mas não escapo de certas opiniões que bah, sei lá mas é uma generalização incrível. A última destas generalizações absurdas que escutei neste debate é que quem come carne vermelha contribui com o aquecimento global. Por que? Perguntei. Por que o desmatamento da Amazônia é para criar gado. Bom, pensando nessa lógica, logo a Índia não contribui para o aquecimento global? Sabemos que sim, e muito. Se todas as pessoas virarem vegetarianas e seguirmos produzindo os outros bens da maneira de hoje vai dar no mesmo.
Quando falo de generalizações prejudicando o debate me refiro a esse tipo de generalização, isso por que ela em seguida cai no item 2 e até no 1.
Enfim, eu que já apresentei um programa de debates no rádio, que já escrevi em jornais, que escrevo em blogs e sites me preocupo muito com isso por que é o que mais gosto de fazer e de ouvir e ver.
Ultimamente, por tudo isso e muito mais, está difícil se ver bons debates.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.
TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.
OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.