domingo, 3 de dezembro de 2017

Só dois, desde 1994, viraram a eleição para Presidente.



Um dos dois ou uma terceira via?
Lula lidera e Bolsonaro é o segundo, o que isso significa neste momento?

Em uma primeira análise salta aos olhos que desde 1994, apenas dois candidatos que não lideravam pesquisas um ano antes da eleição se elegeram.

Importante ressaltar que mais do que a fotografia do momento, uma pesquisa eleitoral serve mesmo como comparação com outros instrumentos, construídos com o mesmo modo e em épocas parecidas. Assim sendo, cabe comparativo com outras pesquisas e a questão aqui trata-se de comparar os cenários, avaliando se o que aconteceu em cada eleição pode servir de guia para intuirmos o que pode acontecer em 2018.

Para fins de análise utilizei as pesquisas do IBOPE  (mesmo a atual) que se mostraram mais fáceis de serem acessadas.


Vamos as comparações.
 fonte : https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/10/30/Desde-1994-como-estava-a-corrida-presidencial-um-ano-antes-das-elei%C3%A7%C3%B5es

Em Agosto de 1993
Há um ano das eleições de 1994 Lula liderava, seguido de Maluf, Brizola e FHC. A vitória um ano depois ficou com FHC que venceu em primeiro turno. O que aconteceu para que esta vitória fosse possível? O sucesso do Plano Real, lançado próximo as eleições o que fez com que a marca de "Pai do Real" fosse facilmente reconhecida pelo eleitor que fez do Ministro da Fazenda de Itamar Franco o novo Presidente do Brasil.


Em Outubro de 1997
O Presidente FHC já aparecia com 40% das intenções de voto e esse índice apenas subiu no período eleitoral fazendo com que a vitória chegasse no primeiro turno com 53% dos votos. Lula era o segundo colocado e com Brizola como vice não alterou a posição ao final do Pleito. O Presidente que era o "Pai do Real" surfava ainda na onda do plano econômico que após a eleição teve um duro revéz, porém a eleição já estava ganha.


Em Setembro de 2001
De forma muito hábil Lula e o PT surfaram nos insucesso do segundo mandato de FHC capitalizando toda a ansiedade por um Brasil melhor e mais justo que existia no País. Se a inflação havia sido vencida, ainda havia o medo e com uma mensagem de Esperança Lula liderou desde o início das pesquisas. Ciro Gomes, Itamar Franco, Rosena Sarney e Anthony Garotinho apareciam a frente de José Serra que chegou ao segundo turno, perdendo para Lula.


Em Dezembro de 2005
Mesmo com as denúncias do Mensalão, o Presidente Lula lilderava as intenções de voto com quase 35%, em segundo lugar aparecia Garotinho, seguido por Alckmin e Heloísa Helena. No final o PSDB levou Alckmin ao segundo turno sendo este derrotado por Lula. Nesta eleição o principal mote de campanha do vencedor foi "deixa o homem trabalhar", numa clara referência ao povo dar mais um chance ao Presidente para que este concluísse seus projetos. A população aceitou bem esta proposta.

Em Setembro de 2009
A Ministra Dilma Roussef se destacava nas ações de Governo. Depois de ter sido Ministra de Minas e Energia, após o escândalo do Mensalão era agora a principal articuladora do Presidente Lula. MAs isto ainda não lhe conferia popularidade. A Liderança nas pesquisas era de José Serra, com 35% das intenções de voto. Em seguida aparecia Ciro Gomes e Dilma era apenas a terceira colocada. Nesta eleição ficou mais uma vez clara que um governo bem avaliado tem condições de largar atraz e fazer a virada, foi o que aconteceu em 1994 com FHC e se repetiu em 2010 com Dilma.

Em Outubro de 2013
Dilma liderava com folga as intenções de voto. Fruto de boas avaliações do seu governo que era considerado técnico e menos político que seus antecessores. Curiosamente esta mesma classificação é usada para entender o impeachment que a mesma sofreu em seu segundo mandato. Mas em 2013, com ou sem esta avaliação, Dilma batia a casa dos 40% e Aécio e Eduardo Campos que a perseguiam não chegavam a 20%. Uma campanha bastante acirrada fez o cenário mudar várias vezes, com Marina assumindo no lugar do falecido Eduardo Campos, ultrapassando Aécio que se recuperou no final, foi ao segundo turno e quase venceu as eleições. Dilma ainda teve folego para manter a liderança mas assumiu um país rachado e acabou não terminando o mandato.

Em Dezembro de 2017
Lula lidera em todos os institutos e em todos eles Bolsonaro aparece na segunda colocação.
Na pesquisa de ontem Lula aparece com 34%; Bolsonaro com 17%; Marina e Alckmin com 6% e Ciro Gomes com 5%.



O que podemos interpretar disso tudo?
Apenas duas vezes, desde 1994, aconteceram viradas. O que há de comum nestas viradas?
1 Ambos os candidatos eram Ministros de Governos bem avaliados, FHC de Itamar Franco com o REAL e Dilma de Lula com o sucesso dos programas Socias e da ascensão da chamada "nova Classe C".

2 Movimentos econômicos fortes, o Plano Real no caso de FHC e a baixa taxa de desemprego no caso de Dilma.

3 Perfil dos candidatos, ambos se apresentaram como bons Gestores. Dilma a Ministra técnica de Lula, FHC o Sociólogo que entendia de Economia.


A pergunta que fica agora é?
Há algum movimento que possa acontecer no mesmo sentido possibilitando uma virada?
Primeiro temos que levar em conta que as duas viradas que aconteceram foram da situação sobre a oposição. Isto poderia ocorrer novamente? Em nossa opinião torna-se quase impossível visto que a situação atual tem apenas 5% de aprovação e como vimos nos dois casos este não era o cenário.


Lula surfa não apenas no sucesso dos seus dois mandatos, mas também vai muito bem quanto a forma de crítica ao atual governo. Não da certo a associação que os governistas atuais fazem de Lula, ou  mesmo do PT, com a crise atual. O Eleitor parece não entender desta maneira.

Olhando por outro lado este viés não agrada nem mesmo a aliados do Presidente Temmer. O PSDB temendo por seu desempenho eleitoral sinaliza com a saída do Governo.

O Cenário está ainda aberto para surpresas e confirmações e uma dúvida grande é o Desempenho de Bolsonaro. Será que sua retórica fortemente conservadora se manterá em alta? Que tipo de apoios ele terá em sua cruzada?

Pode ser que apareça algum nome destes considerados como de "fora" da política? Luciano Huck, por exemplo?

Conjecturas a parte o fato é que desde 1994, apenas duas vezes e em condições bem específicas, não venceu a eleição quem ja era líder há mais ou menos um  ano e neste momento Lula lidera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.