segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Os Direitos Humanos, meus, teus de todos os Humanos.



Em 10 de dezembro do ano que vem, daqui a menos de uma ano por tanto, a Declaração dos Direitos Humanos da ONU completará 70 anos.
Em 1948 uma série de Direitos foram organizados em trinta artigos de modo a que esta declaração fosse Universal, Humana e por óbvio que garantisse os direitos dos humanos deste universo.
Por universal se entende que esta declaração possa ser seguida em qualquer parte, não interessando a forma de governo, a religião ou qualquer outra exceção que possa existir no local. Sendo um humano ele estará protegido por esta declaração.
Resultado de imagem para direitos humanosNão importa o local, todo o ser Humano tem direito a vida e o que fazemos? Somos um país com altas taxas de homicídio. Todo o ser humano tem direito ao trabalho e o que fazemos? Assistimos Temmer levar ao desemprego milhares e milhares de brasileiros.
Certa vez uma pessoa me disse que os direitos humanos eram, na verdade o direito dos presos. A pessoa me falava isso com raiva. Apenas lhe disse, claro os presos são humanos. Mas em todo o caso, se o preso está preso, possivelmente é por que ele violou algum dos direitos humanos.
Nenhuma declaração, Lei ou regra fará o efeito desejado apensas pelo fato de ter sido escrita. Seria tão fácil que bastaria fazermos uma lei com a seguinte redação: Artigo Único, ninguém pode cometer crime algum. Pronto, estaria resolvido o problema de toda a humanidade, se não com esta mas com mais algumas iguais a esta seria possível acabar com a fome, com os crimes, etc.
No ano que vem ao completar 70 anos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, terá assim como desde que foi escrita, mais um grande desafio. A própria Humanidade parece fazer força para que a Declaração não seja cumprida.
Vivemos em um mundo onde a realidade do presente está matando, mais uma vez, a esperança de futuro melhor. Mais uma vez o Brasil terá de escolher se opta pela esperança, na forma de um Estado, mesmo que incipiente, de bem estar social ou então uma opção mais realista, calcada em banqueiros, no lucro pelo lucro e no rentismo.
Os Direitos Humanos, e o direito a dignidade é um deles, sofrem ataques diariamente. No Brasil não é diferente. As reformas propostas por este Governo Federal estão sem sombra de dúvidas cheias de ataques a estes Direitos, declarados em 1948 mas mais necessários do que nunca.
Falta menos de um ano para que estes direitos completem 70 anos, mas quais deles ainda serão válidos no Brasil daqui a uma ano?

Um comentário:

  1. Excelente texto Luciano! Sempre confundem os direitos humanos com impunidade, quando na verdade tentam garantir dignidade a todos.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.