1999 - O MISTÉRIO DA CAVERNA.

O MISTÉRIO DA CAVERNA 




LIVRO MAIS VENDIDO NA FEIRA DO LIVRO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR

EDITADO EM 1999 (esgotado)

SINOPSE: Seu Serguey conta para um grupo de crianças uma história onde fatos estranhos ocorrem em uma pequena aldeia do reino governado pelo Rei Bonolow II, O Generoso que envia seu filho Lucianov para resolver o problema. Na pequena aldeia, onde vive Ursav, o dia vira noite e a noite dia; vacas começam a voar e todo o tipo de esquisitices vem a tona. Será que tem algo a ver com o forasteiro recém chegado? O Rei corre risco de vida? 

MINHA VIDA NESTA ÉPOCA: Quando escrevi este livro estava no Ensino Médio, cursava Técnico em Processamento de Dados na E. A. Santa Margarida. Sonhava em ser um grande programador de computadores e talvez programar jogos. Me agradavam os programas mais complicados de se fazer, talvez por isso não me dei bem com a novidade do final do curso, a introdução das linguagens de programação visual.

MINHA CONSCIÊNCIA: Sentia uma grande inquietude, algo me incomodava. Até sabia o que era mas não sabia como funcionava. Acreditava em resoluções de problemas de forma simples e pragmática tais como a "pena de morte". Reinava uma confusão de idéias contraditórias em minha cabeça que me fizeram optar por estudar Ciências Sociais logo a seguir, a fim de sanar minha cabeça. Não sei se consegui.

ACONTECEU EM 1999
fonte: wikipédia



Ano Internacional dos Idosos, pela ONU.
1 de Janeiro - O Euro começa a ser usado em transações electrónicas, em onze países membros da União Européia, designadamente a Alemanha, a Áustria, a Bélgica, a Espanha, a Finlândia, a França, a Holanda, a Irlanda, a Itália, oLuxemburgo e Portugal.
7 de Janeiro - Abertura do processo de impeachment do então Presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.
15 de Fevereiro
A Austrália aceita pela primeira vez a projectada independência de Timor-Leste e admite colaborar no processo.
Capturado Abdullah Öcalan, líder da organização terrorista do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), no Quénia em uma operação conjunta da CIA e da agência turca MIT.
11 de Março - Ocorre um blecaute nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, atingindo 10 estados e o Distrito Federal.
31 de Março - Novo jogo lançado em Estados Unidos, RollerCoaster Tycoon que foi criado pela Hasbro Interactive.
10 de Maio - Última transmissão da Rede Manchete de Televisão.
13 de Maio - Um tornado na categoria F6 atinge o Oklahoma nos Estados Unidos da América, é o maior tornado já registrado no mundo todo.
13 de Maio - Em Portugal, Maceda é elevada à categoria de vila.
19 de Maio - Estréia do episódio 1 de Star Wars, "A Ameaça Fantasma".
26 de Maio - A modelo do Botsuana Mpule Kwelagobe é eleita Miss Universo.
24 de Junho - As vilas portuguesas de Macedo de Cavaleiros, Póvoa de Santa Iria, Quarteira, Santa Comba Dão e Valpaços são elevadas a cidades.
1º de julho - A Brahma e a Antarctica anunciam sua fusão e criam a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev).
30 de Junho - Em Portugal, Ronfe é elevada à categoria de vila.
30 de Agosto - O povo do Timor-Leste decide, em referendo, pela independência.
18 de Outubro - Estreia o programa de TV Mais Você.
25 de Outubro Tomou posse o XIV Governo Constitucional, liderado por António Guterres, sendo constituído pelo Partido Socialista com base nos resultados das eleições de 10 de Outubro de 1999. Terminou o seu mandato a 6 de Abril de 2002.
15 de Novembro - Entra no ar a RedeTV!, no lugar deixado pela Rede Manchete.
27 de Novembro - Inauguração do maior parque temático da América Latina, Hopi Hari no estado de São Paulo, Brasil.
4 de Dezembro - A indiana Yukta Mookhey é eleita Miss Mundo.
31 de Dezembro
Estados Unidos passa o controle do Canal do Panamá para seu país (Panamá).
Em Londres, é inaugurada pela British Airways a London Eye, com a presença do Primeiro Ministro Tony Blair. É a maior roda-gigante do mundo.
O presidente da Rússia, Boris Yeltsin, renuncia ao cargo.
O Bug do Milênio se revela inofensivo.
No Reino Unido, a Escócia e o País de Gales obtêm um parlamento próprio.
Carnaval - A Imperatriz Leopoldinense sagra-se campeã do carnaval carioca com o enredo Brasil mostra a sua cara em... Theatrum Rerum Naturalium Brasilie, de Rosa Magalhães. É o sexto título da escola.
A Aspirina completa 100 anos.

ESPORTE EM 1999

Atletismo
31 de Dezembro - Paul Tergat do Quênia vence a Corrida de São Silvestre, com um tempo de 44min35s; no feminino Lydia Cheromei também do Quênia é quem vence, com tempo de 51min29s.

Automobilismo
Mika Hakkinen é bicampeão mundial de Fórmula 1.

Futebol

3 de Março - O Vasco da Gama ganha o Torneio Rio-São Paulo ao derrotar o Santos pelo placar de 2x1, no primeiro jogo o Vasco também venceu, pelo placar de 3x1.
13 de Maio - Centenário do Esporte Clube Vitória, terceiro clube grande do Brasil a completar 100 anos.
16 de Junho - O Palmeiras conquista a Taça Libertadores da América ao derrotar o Deportivo Cali nos pênaltis com o Técnico Luiz Felipe Scolari.
29 de junho O Esporte Clube Juventude sagra-se Campeão da Copa do Brasil, em cima de mais de 100 mil botafoguenses, no Maracanã
18 de Julho - A Seleção Brasileira conquista pela 6ª vez a Copa América em cima da Seleção Uruguaia, com um placar de 3x0.
4 de Agosto - O México vence o Brasil por 4x3 e conquista a Copa das Confederações em casa.
30 de Novembro - O Manchester United conquista o Campeonato Mundial Interclubes ao vencer o Palmeiras por 1 a 0.
20 de Dezembro - O Flamengo conquista a Copa Mercosul , ao empatar com o Palmeiras em São Paulo por 3x3. No jogo de ida, 4x3 no Maracanã.
22 de Dezembro - O Corinthians é bi-campeão brasileiro de futebol, em final contra o Atlético Mineiro, depois de liderar a competição do início ao fim.

Rugby
6 de Novembro - A Austrália conquista a Copa do Mundo de Rugby de 1999 derrotando a França por 35x12 tornando-se a primeira bicampeã mundial no esporte.

LITERATURA EM 1999

8 de Julho - É Lançado o livro Harry Potter and the Prisoner of Azkaban o terceiro livro da série Harry Potter
Premios literários
Nobel de Literatura - Günter Grass
Prémio Camões - Sophia de Mello Breyner
Prémio Machado de Assis - Fernando Sabino