quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Hoje é o dia da república, assim com letra minúscula



A palavra República tem origem do latim rés publica e significa coisa do povo, ou seja, alquilo que não é privado de ninguém e pertence a muitos. Faz 128 anos que o Brasil se tornou uma República, deixando de ser Império e fazendo com que o então Imperador Don Pedro II retornasse a Portugal onde ainda seria Rei.
Nestes 128 anos entre erros e acertos, entre felicidades e tragédias passamos por momentos de caos. A República teve de ser refundada algumas vezes. A última foi ao fim da ditadura de 1964, quando inclusive chamou-se o momento de a Nova República. E a marca mais forte desta Nova República é a Constituição Federal de 1988.
Estabelecidas as regras que determinariam como o País iria se organizar começou então a luta por fazer cumpri-las. De maneira lenta, a base de muita disputa política algumas destas regras começaram a ser implementadas na prática e a fazer algum sentido.
Na área social, ao qual mais me toca, estas diferentes situações proporcionaram ao Brasil como País implantar um sistema de atendimento, de garantia de direitos e de ações preventivas também que onde pela primeira vez na história conseguiu-se de fato diminuir consideravelmente o contingente de pessoas miseráveis no País. Políticas de acesso a renda, ao trabalho, a educação e a saúde atuam no mesmo sentido.
Mas se em 1889 o povo viu meio que surpreso os militares proclamarem a República, o que se vê em 2017 é justamente o desmonte desta coisa pública, como diziam os romanos antigos. Todas as conquistas alcançadas em 1988 com a chamada Constituição Cidadã estão sendo colocadas em cheque.
Preferências a parte, basta lembrar que o pré candidato a Presidente melhor colocado nas pesquisas propõe um Referendo Revogatório para justamente chamar a população para a recomposição destes direitos que estavam garantidos até então e que hoje estão sob forte ataque.
Segundo estudos do DIAP, este mandato é o que concentra no Congresso Nacional o maio índice de Deputados e Senadores considerados conservadores desde 1962. Bastou esta situação acontecer para que estes conservadores conseguissem eleger um de seus líderes Presidente da Câmara dos Deputados e na primeira oportunidade derrubar a Presidenta eleita legitimamente de seu mandato.
E Dilma Vana Rouseff pagou caro o preço da Política determinada pelos políticos conserva dores que se apropriaram da coisa, do público, da República e hoje determinam o que o país deve debater. A pauta política hoje é a pauta política conservadora que chegou ao poder todos sabemos como, na base da traição, da esperteza e do jogo sujo.
E a república que hoje completa seus 128 anos já não merece uma letra maiúscula. Tão fraca que é, com mecanismos de defesas que estão sendo derrotados todos os dias nos plenários, salas e corredores na capital Brasília e pelo país afora.
Somente nós, os cidadão Brasileiros é que podemos reverter essa situação e fazer nada mais do que cumprir o que está escrito na Constituição de 1988. No ano que vem, em Outubro, temos eleições. Mas a República precisa de nós já, não pode esperar.
A república brasileira pede socorro e necessita voltar a ser escrita com letra maiúscula. República Federativa do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.