terça-feira, 7 de novembro de 2017

A quem interessa o debate raso?



Nos dias atuais o debate político no Brasil está pobre. Quase a ponto de não se reconhecer mais a POLÍTICA no debate político. Os Liberais, os Conservadores e todos os que se posicionam a Direita são agora “coxinhas”. Filiados ao PT, aos seus aliados ou aquelas pessoas que simplesmente não concordaram com o impeachment da Presidenta Dilma são “petralhas”.
E esta pobreza teórica, impulsionada a 140 caracteres (parece que agora são 280); por fakes e também por celebridades e pseudo celebridades de um lado e de outro se arrasta para todas as estâncias da vida. Estamos nos tornando uma nação de idiotas?
Vejam que agora se a pessoa tiver um gosto mais sofisticado é chamado de “nutella” e se for, digamos mais simples, então é raíz. Outro dia fui chamado de “nutella”, mais precisamente de torcedor nutella, por que em uma conversa eu disse que em um estádio de futebol gosto de ter a minha cadeira e assistir ao jogo na maior parte do tempo sentado.
Tenho uma camiseta da Seleção Brasileira que ganhei no Natal de 2016. Não uso por medo da reação das pessoas. Olhem só a paranoia. Eu que tirei o meu título com 16 ano para votar em Lula; Olívio Dutra e Pedro Ruas para o Senado. Eu que já ocupei prédio público, que trabalho em um governo Petista e que sempre gostei de futebol, não uso a camiseta da minha seleção.
E o motivo? Receio da minha própria reação quando alguém que não me conhece vier me dizer alguma coisa que eu não goste. É uma ironia, mas meus padrinhos são uruguaios e quando os visito aí sim uso a camiseta. No Uruguay a camiseta da Seleção Brasileira é uma camiseta de uma equipe de futebol. Aqui é outra coisa.
Peço a todos que percebam que este momento raso favorece apenas aos que pregam o ódio. Perguntem-se a quem serve que o debate não seja realizado com os temas que mexem nas nossas vidas?
Imaginem se a pessoa, aquela sua amiga no face ou aquele seu vizinho, mudará de opinião por que você disse que ele é um “coxinha”?
Pessoal será que não sabemos mais debater?
Por que ninguém mais fala em participação? Educação? Assistência Social? Saúde?
A cada vez que o debate vai para esse lado raso, deixa-se de discutir o que realmente importa e se entra no bate-boca e na baixaria. A baixaria só serve aos fascistas pois s[ó o que faz pé despolitizar, tirar da esfera política e assim dominar a todos através de conceitos prontos, pré-fabricados.
Nós, aqueles que nos intitulamos de ESQUERDA, não temos nem sequer o direito de não sermos críticos e de deixarmos de disputar a consciência das pessoas. E não se disputa consciência nenhuma chamando as pessoas de “nutella”, de “coxinha” e de mais meia dúzia de bobagens que circulam pela internet.
Conclamo a todos os que tem senso crítico que o debate, verdadeiramente político e ideológico, volte a existir. Muita gente, muitos mesmo, por incrível que pareça, estão sendo atropelados pela história e nem estão percebendo seus direitos serem derrubados, suas vidas serem pioradas. O ataque neoliberal que o Brasil sofre é tão brutal que não há como não nos posicionarmos. Só que se nos posicionarmos do jeito que eles gostam, sem conteúdo, na baixaria, no rótulo, aí eles já terão vencido.
Vamos conversar novamente com as pessoas, mostrar que novamente a esperança terá que vencer o medo. Vamos mostrar a elas o que pode ser recuperado. Vamos dizer a todos que o Lula, se eleito em 2018, quer fazer um referendo para revogar essas barbaridades.
Vamos voltar a ser nós mesmos e convidar todo mundo para participar e a lutar pelo nosso país, pelo nosso presente e por nós mesmos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.