sábado, 20 de dezembro de 2014

Tinha que ser assim mesmo!


Os direitos e suas abstrações são assim mesmo. Sempre geram polêmica! O direito a saber o que aconteceu com nossas vidas, o direito a saber quem nos atrapalha em nossos objetivos. O direito a discordar do que não achamos correto. O direito a esquecer aquilo que queremos esquecer são questões extremamente abstratas.
E se isso vale para a nossas vidas, em uma relação tão micro como a que temos com vizinhos, com parentes, vale o mesmo para o macro. Um país tem o direito de saber a verdade sobre sua história. A população tem o direito a esquecer aquilo que quiser equecer e cultuar somente aquilo que achar por certo cultuar. Em caso de erro comprovado, todo e qualquer país tem o direito de voltar atráz e refezer suas opções.
O busto de Costa e Silva foi retirado da Lagoa Armênia, em Taquari, sua cidade natal. Por essas coincidências do destino os operários, depois de tirarem todas as placas que haviam na base da estátua, não conseguiram fazer a retirada manualmente da imagem do Ditador. Ato contínuo foi o uso da retroescavadeira para a retirada, fato este que deu maior dramaticidade ao ato e enfureceu os defensores do pai do AI-5.
A imagem foi imediatamente levada para o Museu Costa e Silva, situado no imóvel que fou sua residência e que recebe centenas, talves milhares de pessoas todo os anos. Em sua maioria estas pessoas não se dirigiam a Lagoa Armênia para ver o Busto e assim completar seu tour. Agora quem for ao Musesu terá também o privilégio de comparar a foto ao busto e ver, se o trabalho de representar bem a pessoa que presidia o Brasil na época mais sobria de nossa história, foi bem feito.
Desta maneira a minoria barulhenta e engajada pela volta aos anos de chumbo, tem também o seu direito a memória respeitado. Aqueles que tem parentes desaparecidos até hoje não mais precisam saber que em praça pública existe uma homenagem ao responsávels pelo seu sofrimento. Presos políticos, como o pai de um querido amigo taquariense, podem agora disfrutar de uma passeio pela Lagoa Armênia sem dar de cara com seu algóz.
Tinha que ser d maneira que foi. A necessidade do uso da máquina na retirada do Busto e a maior dramaticidade que isto gerou é diretamente proporcional ao sofrimento que este Marechal causou ao assinar o AI-5. Pagamos a conta até hoje por termos vividos aquelas décadas sem a Democracia. Hoje ainda engatinhamos nesse processo, o qual poderíamos estar bem mais adiantados.
O medo, a ganância e a gana pelo poder fizeram com que um grupo armado, parte de nossa sociedade, tomasse o poder para deter um regime sanguinário, segundo eles próprios que poderi começar. E para tal propósito estabeleceram eles mesmos um regime sanguinário!
Contarei este fato, da sorte que tive de estar trabalhando junto ao Prefeito Municipal que teve a coragem de remover a homenagem ao Ditador, tirando-a da Lagoa Armênia e ao mesmo tempo preservar a história colocando-a no Museu acompanhada de uma cópia do relatório da Comissão da Verdade. Quem quiser verá! A estátua, as fotos, roupas e o que fez o Ditador enquanto governava.
E eu vou ter o orgulho de contar a minha filha e aos netos, se vierem, qu eu trabalhava no Governo responsável por tal ato. Tinha que ser assim, com retro e tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.