quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PARTICIPAÇÃO POPULAR: POR QUE É TÃO COMBATIDA?



O Governo deve ficar a cargo de especialistas ou os Cidadãos devem dele participar?
Esta é uma questão há muito debatida, polêmica que vem desde a antiguidade. Os cidadãos de Atenas participavam da Assembléia e decidiam seus destinos e de sua comunidade. Elegiam o governante que tinha mandato determinado e tinha, vejam que interessante, um mecanismo chamado Ostracismo. Todos os anos votavam na pessoa mais perigosa para a sua comunidade e esta pessoa era obrigada a ficar dez anos fora da Cidade.
Já na Roma Antiga os poderes estavam, em grande parte de sua história, concentrados nas mãos do Imperador. O Senado, que era composto pelos Patriarcas das Famílias que fundaram a cidade, nem sempre teve muito poder. O povo romano, a chamada Plebe, só teve direitos reconhecidos através de muitas disputas políticas que muitas vezes viravam guerras civis.
Os EUA inventaram, por assim dizer, a representatividade. Antes se dizia que a Democracia só seria possível em pequenos territórios. A representatividade foi um avanço enorme na história da Humanidade. Talvez a melhor contribuição que este país tenha dado ao mundo.
Então, como os EUA são a mais forte nação do Globo desde o final da Segunda Guerra Mundial, confirmando essa posição com o fim da Guerra fria em 1992, os seus valores passaram a vigorar como um dogma, ou seja, se foram os EUA que fizeram então é certo, devemos repetir aqui.
Afinal o que pregam os valores dos EUA na questão dos governos? Que sejam exercidos por especialistas. É por isso que apenas dois partidos conseguem ter candidatos a Presidente e a participação das minorias é tão suprimida.
Aqui no Brasil, depois de muitas décadas tentando imitá-los nos demos conta de que um caminho mais próximo ao dos Atenienses, do segundo parágrafo, era mais interessante. Dá melhores resultados. As experiências de participação popular, que se iniciaram ainda nos anos da década de 1980, com a redemocratização, surtiram muito efeito.
Participação Popular significa o Governante abrir mão de parte de seu poder, pois quando ele delega uma decisão a sua comunidade está abrindo mão de ele mesmo decidir. Mesmo em ações que são meramente consultivas já há um avanço, pelo menos parte da sociedade se manifestou.
Nosso país é melhor do que na época em que poucos exerciam o poder, as decisões ou que diziam o que era certo ou errado. Mesmo assim ainda temos muito caminho pela frente nessa área. Temos que aprofundar a participação social.
A pergunta do momento é, por que tantas pessoas são contra a Participação Popular? Seria por medo? Mas medo do quê? De perder uma disputa política, privilégios...

Somente quem não faz, ou acha que não faz, parte do povo é que tem medo do povo com o poder nas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.