quinta-feira, 17 de abril de 2014

Carta aberta a Kenny Braga

Sr  Kenny Braga
 
Sinto-me bastante infeliz ao lhe escrever este e-mail. Na edição do Sala de Redação de ontem, dia 11 de Abril de 2014, ao comentar a questão da violência, o Sr se referiu a “Sociólogos de merda” que justificavam esta questão através da desigualdade social.
Quero lhe informar que os Sociólogos, e aqui escreve um Sociólogo com Mestrado em Política Social, não justificam nada. Os Sociólogos interpretam a realidade a partir de estudos científicos. Talvez o Sr, por conta de a sua profissão ser outra, não entenda às vezes os nossos métodos e algumas opiniões dadas por colegas sobre os mais diversos temas.
Na faculdade aprendi que a diferença entre um Sociólogo e um Jornalista é exatamente o fato de o Jornalista falar sobre aquilo que se vê. Sobre o fato. O Jornalista informa. O Sociólogo não informa, o Sociólogo estuda o fato informado para saber o porquê de ele acontecer. O Sociólogo sugere e atua também na transformação, ou na tentativa, da realidade informada ou não pelos jornalistas. Sociólogos não punem e nem absolvem ninguém, isto é com os Profissionais do Direito.
Quero lhe dizer que muitas vezes não me agrado de suas opiniões, principalmente sobre questões relativas, a Política, aos Movimentos Sociais, aos Homossexuais e mesmo em alguns casos sobre o Futebol. O mesmo ocorre com alguns colegas seus, da sua e de outras empresas, mas isso não me dá o Direito de adjetivar, da mesma forma que o Sr fez, de forma pejorativa a sua profissão.
Espero que diante disto o Sr busque informações sobre o fato e tenha a grandeza de estudar um tema antes de emitir opinião em um veículo tão importante como a Rádio Gaúcha da qual sou fã do segmento esportivo e principalmente do Sala de Redação quando falam de Futebol.
Por fim, lhe comunico que este e-mail está sendo enviado também ao Sindicato dos Sociólogos do Rio Grande do Sul para que tome as providências que achar cabíveis
 
Sem mais,
 
Luciano Farias Mega
Sociologo MTb 881
Mestre em Política Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.