sábado, 3 de maio de 2014

ESTÃO CONFUNDINDO AS DISPUTAS ATUAIS COM A DITADURA

Muita gente, no FACE e na vida real, está confundindo as atuais disputas políticas, sociais, eleitorais e econômicas com Ditadura.

Rapidamente devemos ter em mente que DEMOCRACIA é um sistema de escolha de governo baseado em uma premissa simples. A maioria é que deterá o poder. A minoria caberá, de acordo com a época e o local, o papel de fiscalizar e de contrapor o Governo em suas ações e nos debates.

A DITADURA é exatamente o contrário. Pelo geral ela é da minoria sobre a maioria. Alguém nunca se perguntou por que em ditaduras não há eleições? Não parece óbvio?

A DEMOCRACIA nasceu na Grécia Antiga. Era de forma direta. Não existiam eleições como as conhecemos hoje em dia sabiam? A REPRESENTATIVIDADE só veio muito depois, na formação dos EUA e possibilitou a DEMOCRACIA acontecer em grandes territórios o que até então era considerado impossível.

A DITADURA no Império Romano acontecia da seguinte forma. O Governo, exercido pelo Senado, nomeava dois Cidadãos para o cargo de Consul. Era o cargo executivo de então e eram dois para que nenhum tivesse PODER DEMAIS. O DITADOR era escolhido em caso de guerras. Pensem bem, como faria o líder dos Romanos para tomar uma decisão em plena guerra a milhares de Quilômetros do Senado e sem acesso ao celular ou a internet??? Não tinha jeito, a única maneira de ser ágil era dar o poder de decisão ao cara que já estava lá. Uma vez acaba a Guerra o mandato do DITADOR também acabava. Isso quando ele inventava de não devolver e aí a confusão começava.

Mas toda essa introdução é para uma única coisa. Dizer a todos que mesmo que existam saudosistas, e sempre haverão, o Brasil nem de perto caminha para uma DITADURA e muito menos vive uma.

Vamos por parte:
A OPOSIÇÃO tem direito a livre manifestação? SIM.
A OPOSIÇÃO tem direito a concorrer nas eleições? SIM
A OPOSIÇÃO tem meios de comunicação que publicizam as suas idéias? SIM

A SITUAÇÃO pode fazer tudo o que quiser, quando quiser e da maneira que quiser? NÃO, existe um CONGRESSO com DUAS Câmaras em que o Governo é obrigado a negociar seus projetos.
A SITUAÇÃO é fiscalizada UNICAMENTE por este CONGRESSO? NÃO. O PODER JUDICIÁRIO também pode fazê-lo.
A SITUAÇÃO controla a MÍDIA? No BRASIL não há nenhum tipo de REGULAMENTAÇÃO da MÌDIA. Assim não há controle formal ou informal sobre esta. Há anos tenta-se criar um Conselho para coibir possíveis abusos e normatizar o setor mas esta ideia não decola justamente pelo argumento de "este ser um preço para manter a democracia"

AGORA o que temos de ter em mente é que na DEMOCRACIA nosso lado pode perder e aí somos obrigados a aceitar a vontade da maioria. Não gostei de nenhum dias dos 8 anos em que meu colega de Profissão, Fernando Henrique Cardoso, foi Presidente do Brasil. Eu e todos os que eram a minoria tivemos de aguentar e tentar vencer, primeiro em 1998 e depois em 2002 quando de fato meu candidato venceu.

Então, antes que o texto fique longo demais, quero apenas pedir ao pessoal para não confundir as coisas. Uma coisa é um partido, mesmo sendo aquele que a gente menos gosta, conquistar muito poder através do voto. Outra bem diferente é montar uma tropa, colocá-la em cima de tanques e invadir o CONGRESSO NACIONAL e declarar que o o PRESIDENTE não está no PAÌS, sabendo que ele está, e declarar o cargo vago.

CADA PESSOA QUE ACREDITA EM DEMOCRACIA DEVE LUTAR TODOS OS DIAS POIS OS QUE NÃO ACREDITAM ESTÃO QUERENDO FAZER TODOS ACREDITAREM QUE ELA JÁ NÃO EXISTE. ASSIM FICA MAIS FÁCIL TERMINAR COM ELA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.