segunda-feira, 24 de março de 2014

SOBRE O EXTREMISMO QUE CRESCE EM NOSSA SOCIEDADE


Os casos de racismo e de preconceito contra pobres vem numa crescente. Vejo muitas pessoas bem intencionadas analisando estas situações, porém não vejo ninguém dizer o que vou dizer agora. Trata-se de uma questão mais ampla e menos complexa do que se imagina.
Pode acontecer com um árbitro de futebol ou com um anônimo esperando seu vôo no aeroporto. O fato é que as pessoas que sempre sofreram maior preconceito, ou seja, negros, indígenas, mulheres, pobres... em fim, estão sofrendo cada vez mais em um processo que vai na contramão do que se imaginava.
O racismo no futebol, por exemplo, é tratado de forma equivocada só em se pensar no “racismo no futebol”. Não há o racismo do futebol. Racismo é apenas racismo e é crime. Não importa o local, sempre será racismo, Um torcedor não se transforma em racista na arquibancada. Se o faz é por que já o era antes.
No caso do anônimo que esperava o seu vôo de bermudas, chinelo de dedo e camiseta regata é o mesmo. A professora que tirou uma foto, sem a pessoa saber ou autorizar e postou “é aeroporto ou rodoviária?” é uma pessoa que não gosta de pobre. Não pode haver discução sobre isto. Fica claro que esta pessoa se incomoda em conviver no mesmo espaço que alguém que no julgamento dela é menos que ela na sociedade. Preconceito puro.
Só que ninguém está dizendo uma coisa e eu vou dizer. Não tenho medo de ser polêmico, mas tem gente que está dando uma de míope por opção. Toda essa onda contra as pessoas que mais necessitam ou contra os grupos que sempre foram prejudicados está ligado diretamente a uma ideologia.
Esta ideologia prega que há pessoas que merecem viver melhor que outras. E quando se pergunta “por quê?” a resposta é que “vive bem quem trabalha”. Se você diz que as pessoas pobres trabalham te respondem “ganham pouco por que não estudaram”. Só que quando o ESTADO BRASILEIRO possibilita uma possibilidade de estudo aos pobres através de Programas Sociais como Bolsa Família; PRONATEC; BPC na Escola; PROUNI entre outros, estas mesmas pessoas são contra os programas.
Esta ideologia prega isso então. Prega que os que se esforçam são recompensados porém muitos dos que acreditam e propagam esta ideologia nunca trabalharam e ganharam tudo sempre de “mão beijada”. Tiveram nos pais dos que hoje são beneficiários dos programas sociais pessoas que trabalharam para as suas famílias por pouco, muito pouco.
Os seguidores destas idéias estão organizando atividades para comemorar o golpe de 64. Propagam o ódio racial e o preconceito aos pobres. São socialmente míopes pois colocam a culpa da exclusão unicamente no excluído. Não são capazes de perceber que o mundo, que as relações sociais, são bem mais complexas.
É pessoal, tem gente que não quer enxergar mas quem está por traz de todo o caldo de cultura que está gerando tudo isso, ou que está agravando a situação, é a extrema direita brasileira. Pronto, disse o que ninguém está dizendo! E se acontecer o pior, o que vocês farão? Eu defenderei a democracia e o povo.



Quem duvida do que falo pode acessar o link e ler esta matéria.
http://www.conexaojornalismo.com.br/noticias/militante-de-extrema-direita-se-diz-arrependido-e-denuncia-esquema-de-manipulacao-das-passeatas-1-12179

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.