segunda-feira, 24 de março de 2014

POR FAVOR NÃO SEJA A ESQUERDA INCONSEQUENTE E NEM A ESQUERDA QUE A DIREITA GOSTA.

Eu sei que é difícil mas temos de tentar.
As vezes é até difícil de explicar. Muitas pessoas não entendem o que significam os termos Esquerda e Direita na política. Outros entendem de maneira equivocada e alguns entendem mas fazem de conta de que não entendem e defendem que não existe tal divisão.
As divisões existem sim, basta conseguir enxergá-las. Elas estão aí, em nossas vidas, a nossa volta. É só prestar atenção.
Há duas lógicas de pensamento, preste atenção nisso.

Um discurso a esquerda ocorre quando o coletivo está acima do individual, quando a tradição é questionada; quando se fala mais em igualdade do que em liberdade; quando a primazia da ação é das pessoas e não do mercado; quando se acredita em  formas de descentralizar as decisões; quando acredita-se em cooperação internacional além do comércio; quando se defende as liberdades individuais; os direitos das minorias e quando se define que a economia deve existir para melhorar a vida de todos. Um discurso a direita prega tudo o contrário disso.

Mas aí é que começa a confusão. Pois pode ser que as pessoas concordem em alguns pontos com um lado e em outros com outro lado. Bom, aí temos  as pessoas que são de centro ou que são mais a esquerda ou mais a direita. Podemos fazer tantas quantas classificações quisermos, basta ser criativo, e como somos criativos. Toda e qualquer opinião é classificada por alguém como sendo deste ou daquele lado. Sectário, extremista, raivoso, condescendente, maria mole, em cima do muro... são algumas das pechas que vimos por aí.

Eu, como um Ser de Esquerda, peço a meus companheiros duas coisas.

Não sejamos inconsequentes. Não podemos traçar uma linha reta até nossos objetivos e achar que dá para passar por cima de tudo. A coisa é muito mais complexa, lidamos com a vida, com o dia a dia e não apenas com opiniões ou com ideologias.

Não sejamos a Esquerda que a Direita gosta. De nada adianta ser de Esquerda se quando se governa não se faz o melhor. Vejo aqui, na rua e principalmente no face, um monte de pessoas que se dizem de esquerda e se posicionam contra toldo o tipo de Política Social. Ora! Afinal qual o nosso objetivo? Não é apenas que vivamos todos melhor, de forma mais agradável, em melhores condições de vida? Ser de esquerda pressupõe isso, lutar por aqueles que tem menos, construir uma sociedade diferente da que temos.

Para isso temos que alterar as coisas. Se não o fizermos, se mantivermos tudo como sempre foi, então estaremos sendo a Esquerda que a Direita gosta. E se quisermos fazer tudo de uma vez estaremos sendo inconsequentes. As duas posições apenas atrapalham a Esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.