quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

As coisas mudam e muitas delas para melhor.

Até hoje tenho a lembrança da primeira vez que fui há um grande evento esportivo. Eu tinha 10 anos, corria o ano de 1989. Era o GRENAL do século no Beira-rio. Era Fevereiro, calor escaldante.
Lembro até hoje que ficamos apilhados, eram mais ou menos 25 mil gremistas e uns 60 mil colorados. Estádio super lotado como era de praxe na época.
Lembro muito bem que a cada cinco ou dez minutos alguém ia ao banheiro e levava as camisetas de todos do nosso grupo e voltava com elas encharcadas. Era a maneira de não desmaiar no calor. Estávamos perto da divisão de torcida e os sacos com urina passavam por cima da grade de divisão para um lado e outro.
Na saída tivemos de sair sem a camiseta do Grêmio. Havíamos perdido por dois a um as torcidas saiam misturadas.
Passamos a 2014. Levei minha filha, com três anos e onze meses, ao GRENAL 399. Na entrada saíram os seguranças com cara de mal encarado e entraram pessoas educadas que até me ajudaram a passar a catraca com minha filha. Sentei em uma confortável cadeira em um estádio todo coberto. Eu na minha cadeira e a minha filha na dela, pelo qual pagou metade da entrada. Na maior parte do tempo ela ficou no meu colo. Brincou, ganhou uma buzina de presente de uma moça sentada no degrau abaixo do nosso. Foi divertido demais ir a partida com ela, meu pai e meu irmão. Curtimos um GRENAL em família. Quando precisei ir ao banheiro encontrei uma estrutura grande, limpa adequada e também a gentileza de me deixarem passar na frente por estar com uma menininha. Quando fui a copa fui bem atendido apesar da fila que faz parte de todo evento, seja esportivo ou não.
Minha filha que ainda nem sabe se é gremista ou colorada viu um empate em seu primeiro GRENAL. Talvez tenha sido sorte minha, pois o Grêmio não perdeu.
O que importa na verdade é que chegamos a ARENA DO GRÊMIO sem problemas, assim como saímos dela sem problemas também. Fomos tratados de forma civilizada, da mesma maneira que tratamos os demais.
Por isso peço que tenhamos maior ponderação para avaliar o atual momento. Existem coisas ruins? Claro que sim, mas as boas estão aí também. Basta querer ver! Basta ter boa vontade!
Quem em sã consciência levava uma criança de três anos nos antigos estádios?
Tive dúvidas no início mas decidi apostar e levar a Sofia ao jogo. Não me arrependo, foi um "programasso"!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.