terça-feira, 29 de abril de 2008

DOIS LADOS.(COLUNA PARA O MOMENTO)

Esta coluna com certeza não tem a ver com Ronaldo fenômeno e seu caso com os travestis no Rio de Janeiro. Com certeza não é esse tipo de “dois lados” que estamos falando. Mas sobre a vida e um pouco sobre esse sistema econômico dominante no mundo, chamado de capitalismo.
Aliás, tudo parece ter dois lados nesse sistema. E o pior parece que nunca da certo. Agora por exemplo, o preço do arroz. Após anos escutar que o preço estava baixo, reivindicação dos produtores e de toda a sociedade que depende desta cultura, e principalmente uma cidade como Santa Vitória do Palmar. Deparo-me agora com a tão esperada alta dos preços.
E não foi apenas do arroz, mas também da maioria dos alimentos ao redor do mundo. Um misto de catástrofes naturais, as quais se discute se são causadas pelo Homem ou não, assim como do aumento dos consumidores do mundo faz com que aconteça o fenômeno.
E aí em Santa Vitória a coisa deve estar bem melhor, pois como sempre se produz muito deve estar entrando um bom dinheiro na cidade. Mas e os dois lados? Ora, eu aqui pago mais pelo arroz no mercado, eu e todo o mundo pelo visto. Então me pergunto se tem como esse sistema dar certo?
Afinal tem como ficar bom pra todo mundo? Ou a regra de ouro do capitalismo é mesmo “para alguém ganhar alguém tem de perder?” Porque mesmo que exista agora este momento de euforia, qualquer pouco entendido sabe que o preço deverá cair de novo, pois se sabe que o melhor estímulo para o aumento da produção é o preço bom, assim mais produção, mais mercadoria, menor preço.
E quando isso acontecer, serei eu feliz por pagar pouco e os produtores infelizes por receberem pouco e assim vai. Este definitivamente não é um sistema pra todos e parece que nunca da certo. Os bio-combustíveis, por exemplo. São saudados pelos ecologistas e pela maioria das pessoas por ser renovável, mas já vi quem se opusesse dizendo que a produção em massa de cana é ruim para o meio ambiente.
Se não bastasse isso agora me vem o cara da ONU e diz que a culpa do aumento de preços dos alimentos é dos bio-combustíveis, por estarem fazendo que a área de plantação de alimentos diminuam. O Governo brasileiro diz que não, que tem terras no Brasil suficientes para tudo, para bio-combustíveis; alimentos e quem sabe, assim com muito boa vontade para a Reforma Agrária.
E assim vai a nossa vida, sempre com dois lados, às vezes três e nós tendo que escolher. Isso quando dá pra escolher. Por exemplo no meu caso, não tenho direito a escolha do técnico do Grêmio e tenho que aturar o Roth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.