terça-feira, 12 de junho de 2018

Sartori lidera mas sem consistência

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou levantamento sobre a disputa eleitoral no Rio Grande do Sul.

Antes de brigar com os resultados, que para mim são surpreendentes, cabe gastar um tempinho para dar uma olhada nesses números.

Sartori tem cerca de 30% em todos os cenários testados e se destaca muito entre os jovens, até 24 anos. Nessa faixa ele obtém indíces maiores do que 30 %.

Eduardo Leite tem desempenho semelhante ao de Miguel Rosseto, na prática estão empatados. Rosseto vai mal entre os jovens, com menos de 4% mas em contra partida é muito conhecido pelos eleitores.

O conhecimento do eleitorado, o chamado "reecall" de Eduardo Leite deve ser seu maior obstáculo na corrida pelo Piratini. Nada menos do que 34,6% dizem não conhecer o Tucano suficientemente para formar uma opinião sobre ele.

Lendo o relatório completo chama a atenção a grande desaprovação do Governo Sartori. Se por um lado tem bons índices de intenção de voto, por outro tem apenas 18,3% de aprovação (ótimo 2,6% e bom 15,7%).

Este índice é baixo demais para que uma candidatura se mantenha viável. O normal, não havendo grandes mudanças, é que Sartori tenha pioras em seu desempenho.

As perguntas que seguem em aberto são?

Possuí Sartori gordura suficiente para queimar?

A perda que deve ocorrer com as críticas que vão se acentuar durante a campanha serão suficiente para tirar o atual mandatário do Piratini do segundo turno?

Eduardo Leite e Miguel Rosseto disputam uma vaga no Segundo Turno ou podem os dois estarem no Segundo Turno?

O Cenário, óbvio pelo momento, está ainda muito aberto, mas antes de brigar com a pesquisa do Paraná, ou qualquer outra, devemos ver o que ela nos mostra e esta está mostrando que Sartori largou na frente mas que pode não ter estofo para se manter nessa posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.