sexta-feira, 18 de março de 2016

Afinal o que é um golpe?

Eduardo Duka Nunes, meu amigo no face que foi colega no Ensino Médio me provoca a esclarecer que é um golpe? Em um momento de deselegância disse que sou uma piada. Considero que esta declaração dele não é por maldade e sim pelo calor do momento. Mas sempre é bom lembrar que todos temos uma vida e que esta não pode ser atacada, seja da maneira que for. Imagino que minha filha, mesmo sem saber ler, não gostaria que chamassem o pai dela de piada. Posições divergentes? Ok, mas há de se ter respeito.
Respondendo o questionamento do meu colega de Ensino Médio. Golpe é quando se tenta derrubar um governo Democraticamente eleito por vias que não sejam a eleição. Não importa se se faz isso de forma legal ou não. O golpe se estabelece quando se cria uma maneira, um pretexto, para se fazer essa ação.
Para sabermos melhor o que acontece nada melhor que revisitar a história. Cada vez que lemos um livro que fala sobre 1964 ou mesmo 1954 temos a nítida impressão que o livro é sobre o que se faz hoje.
Lá por 2005 ou 2006 eu já sentia um momento “pré-golpe”. Nesse momento o que se fazia era apenas criar um caldo de cultura em favor da derrubado do governo. E como se faz isso? De várias maneiras que vão desde programas de humor até a busca incessante por qualquer coisa que de motivos para a pessoa ficar descontente. E nisso a grande mídia tem papel fundamental. Para ter um exemplo disso, caro Duka, leia 1964: Golpe Civil, Midiático e Militar de Juremir Machado da Silva.
Antes de terminar este texto quero citar um exemplo de golpe legal. A queda de Fernando Lugo, o 52º Presidente do Paraguai que teve um processo de Impeachment que durou menos de 36 horas. Tudo feito a luz da lei paraguaia, mas eu pergunto, quem pode se defender em 36 horas? Ninguém, ou seja, foi um golpe legal.
Então golpe é isso caro amigo Duka, ao qual não vou te adjetivar. Trata-se de não respeitar a vontade das urnas e querer tomar o poder na mão grande. Não precisa ser militar, não precisa ser a força. Basta apenas não respeitar o voto.
Mas me responde uma coisa:
Afinal se o governo for assim tão ruim é só vencerem as eleições de 2018. Ou será que vocês não tem alguém capaz de ser vencedor em uma eleição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.