domingo, 15 de novembro de 2015

Deus privatizado

Imagem retirada de http://www.mprj.mp.br/areas-de-atuacao/direitos-humanos/areas-de-atuacao/combate-a-intolerancia-religiosa-e-defesa-do-estado-laico

Outra vez! Homens matam, e se matam, em nome de Deus. Mais especificamente do Deus de Abraão, o pai da fé! Filhos do pai da fé, por tanto, mataram outros filhos do pai da fé e para conseguir isso se mataram também. Afinal a quem este Deus protege? Calma Deus, se leres este texto te garanto que não é a você que questiono.
No Brasil, ainda não temos, atentados terroristas de cunho religioso. Mas também aqui há uma disputa pelo amor divino do Deus de Abraão. Uns chegam a usar a frase ‘Deus é fiel’. Notem a sutileza. A frase inverte todo o processo filosófico de qualquer religião.
Deus, é Deus. Para quem acredita e para quem não acredita também, o ser humano, aquele que vai na Igreja rezar, que faz promessas, que cultua, que confia na entidade superior chamada de Deus, esse é que é o fiel.
Vejam que esta idéia de colocar Deus como fiel a mim, ao meu grupo ou povo, acaba por ser uma privatização de Deus. Se ele é fiel a mim, é a mim que ele protege, não ao impuro, ao infiel, ao homossexual... Deus privatizado.
Não é distante a questão dos fundamentalistas do Islã. Neste momento saltam muitos falando um monte de besteiras e querendo dizer que todos os Árabes, que todos os Islâmicos, são terroristas em potencial. Não são!
Generalizações, neste momento só atrapalham e reforçam a intolerância. Terrorista é quem faz atos terroristas. Seja em nome de Deus, mesmo que seja o Deus de Abraão, ou em nome do estado como o fazem muitas vezes os Governos dos Países ou contra o Estado como houve uma tentativa aqui no Brasil na semana passada quando meia dúzia de caminhoneiros manifestaram querer derrubara a Presidenta Dilma.

Eu que não sigo a nenhuma religião não tenho problema nenhum de dizer que as religiões não são o problema. O problema são os radicais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.