segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A importância de uma conferência


Ainda recordo do ano de 2005 quando participei da organização da Conferência Municipal da Assistência Social de Santa Vitória do Palmar-RS, minha cidade natal. Naquele ano o tema era a definição das metas para os 10 anos seguintes, terminando por tanto neste ano de 2015.
De 2005 até hoje muita coisa aconteceu nesta área. A Política Social mudou demais e hoje é a questão que melhor funciona no Brasil. Pela primeira vez os programas sociais são efetivos. As pessoas que tem menos dinheiro tem mais condições de terem uma vida digna e as oportunidades de estudo são as melhores já alcançadas em nossa história.
Agora somos chamados a pensar os próximos 10 anos projetando as nossas metas, nossos objetivos, até o ano de 2026. E a perspectiva é a de consolidar o Sistema Único de Assistência Social, o SUAS.
O SUAS é a fortaleza sob o qual se assenta toda a Política Social. Está garantido em lei, mas ainda esbarra em vários obstáculos e o principal deles talvez seja a falta de informação das pessoas sobre este sistema. Que gera uma visão distorcida dos objetivos e ações que a Política Social tem e pratica.
Amanhã, dia 04 de Agosto de 2015, na Sede do Bairro Coqueiros, acontecerá a VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Taquari. O fortalecimento do SUAS e a sua consolidação de vez depende muito também dos seus usuários e com essa visão o Conselho Municipal e a Secretaria Municipal de Assistência Social levam, pela primeira vez, a Conferência para acontecer em um bairro, sendo por tanto mais próxima a este público.
Os trabalhos começam às 8h e, a partir das 10h15min, apresentarei um painel onde vou percorrer todo o histórico da Assistência Social no Brasil e sugerir questionamentos para a projeção do SUAS até 2026.
Momentos como estes são os principais de nossas vidas políticas e fazem de nós cidadãos verdadeiros. Foi em conferências como esta que surgiram os CRAS e os CREAS, por exemplo, são em momentos como estes que passamos de meros representados a condição de formuladores de Políticas que podem vir a serem adotadas.

Cidadão Taquariense aproveite o momento e exerça sua cidadania mais uma vez participando da VII Conferência Municipal da Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.