quarta-feira, 3 de junho de 2015

Quando o peso do Império vale a pena

Na história da humanidade sempre houve um povo ou país que subjugou os demais. As vezes esta relação é de um para o resto e o mundo fica com o poder Unipolar; as vezes dois povos ou nações ficam em condições quase iguais e temos um mundo bipolar. Exemplos; o Império Inglês, onde o sol nunca se punha, esteve situado em um mundo unipolar, com um único centro mundial do poder, a Inglaterra. Já durante a Guerra Fria, a URSS e os EUA dividiram o mundo em duas grandes áreas de influência e tínhamos um mundo bipolar.
Sejam quantos forem os detentores do poder mundial há características comum a todos. Os impérios se dão sempre, obviamente, por uma superioridade de uma nação sobre as demais. Geralmente esta superioridade é militar, mas também é econômica, política, em fim uma série de fatores que acaba determinando que este tem mais poder que aquele.
Outra questão interessante é a questão do conhecimento. O Império geralmente se adona de todos os conhecimentos bons que seus dominados produzirem. Vejam os Romanos que pegaram dos Gregos a sua religião, a sua filosofia e de posse disso produziram uma das civilizações mais fantásticas que já habitou a Terra. Como império que eram usavam também a força, e como usavam, para subjugar outros povos.

Escrever sobre este tema soa um tanto ingrato para mim, um habitante de um país que é uma Referência Regional e por que não Mundial, porém de alcance curto. O Brasil é sim um líder entre os emergentes do Mundo, sua participação no BRICS, além de outras questões nos coloca nesse posto. Sabemos, no entanto, que estamos muito mas muito distantes de ser um império mundial e realmente ninguém sabe se um dia seremos e nem sequer se queremos ser um Império Mundial um dia. Isso nos coloca na posição dos que geralmente são subjugados pelo Império, no caso atual os EUA. Alguns lembrarão de nossas parcerias com a China, é verdade, mas ainda é cedo para dizer que tipo de relação resultará daí.
O caso é que a força pode ser utilizada de várias maneiras e nesta semana acontece um caso único. O FBI, a Polícia Federal dos EUA, prendeu, em cooperação com a Polícia da Suíça, vários integrantes da FIFA. Um deles é brasileiro, o Marim. Isso mesmo o mesmo Marim que delatou Vladmir Herzog para a ditadura e que nós, aqui no Brasil, nunca conseguimos prendê-lo.
Chega a faltar palavras para descrever tal fato. Acompanhem a loucura total. Os EUA apoiaram o golpe militar de 1964. Este golpe deu poderes a pessoas como Marim. Anos depois esta pessoa, por conta de toda a importância que conseguiu durante a Ditadura consegue chegar a ser Presidente da entidade que organiza aquilo que os brasileiros mais gostam, aquilo que quase todos os brasileirinhos sonham em ser quando crescer. O Futebol.
Nos EUA, apesar de estar em franca ascensão, está atrás de 4 esportes: O Basquete; o Basebol; o Futebol Americano e até do Hockey no gelo. Vejam bem, os EUA, por estarem descontentes em não conseguirem sediar mais uma Copa do Mundo, perderam a edição de 2018 para seu rival na Geopolítica, a Rússia, disseram “assim não dá”!
Não foi difícil para eles descobrirem os ‘rolos’ da turma da FIFA que para azar deles, ou por burrice mesmo, passavam por dentro de bancos americanos o que deu legitimidade a ação do seu FBI.
A força do império fez cair até o Presidente da FIFA, que tem mais filiados que a ONU. E de repente, nós todos dos países periféricos do mundo e que amamos futebol nos vemos obrigados a agradecer aos nossos dominadores? Sim, é isso mesmo. Que sensação estranha!
E pensar que em uma Fan Fest, em que estive presente na Copa de 2014, em Porto Alegre, todos vibrávamos quando os EUA sofreram um gol.
Repito, os EUA pode, estar salvando nosso passatempo favorito. Aquilo que chamamos de “a coisa mais importantes dentre as menos importantes”. Dizer que isso é uma ironia é pouco! Me faltam palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.