quinta-feira, 21 de maio de 2015

O PROBLEMA NÃO SÃO AS REDES SOCIAIS!


Percorrendo as notícias do dia me deparo com uma um tanto inusitada, ou seria previsível?
A Deputada Estadual Manuela (PC do B) organizou um debate sobre a intolerância nas redes sociais. O nome do evento era muito bonito: “ #Humaniza Redes — Juntos Contra o Ódio e a Intolerância nas Redes”. Tinha convidados de peso como Juremir Machado, do Correio do Povo e Rádio Guaíba e Luciano Poter, do Grupo RBS. Manuela também convidou para o debate políticos de outras siglas, com do PSDB por exemplo.
A idéia era debater o tema, mas o que aconteceu? Nada de debate! Nada mesmo!
Algumas pessoas começaram a gritar “verde e amarelo, sem foice e sem martelo” em uma crítica ao partido da Deputada Manoela que promovia o evento. Fato contínuo foi a reação de um membro do MST que começou a discutir pelo microfone com estes.
Há algum tempo os brasileiros vem dando mostras de que não são mais um povo cordial. Turistas não são mais recebidos como antes. Imigrantes então nem pensar. E se for de um país pobre então como o Haiti, aí sim que nem pensar!
Acontece que uma coisa é se compadecer com o sofrimento dos outros pela televisão. Pobre gente da Somália que passa fome! Ainda bem que não tem isso aqui. Outra coisa bem diferente é fazer isso na prática. A prática pode doer um pouco ou muito, dependo do ponto de vista.
Vivendo em um sistema que é muito egoísta, pensem bem quais são os sonhos da maioria (adquirir meu carro, minha casa, me formar na faculdade, ter meu trabalho...) notem que é tudo sempre para a própria pessoa. Os sonhos não são coletivos na maior parte do tempo. Você não vê, salvo gloriosas exceções, um jovem dizer “meu sonho é ter um país sério, justo, onde todos sejam realmente iguais perante a Lei”. Não isso seria demais nos dias atuais.
Na contramão disso está um governo, que pode ter seus erros e que justamente neles a oposição vai bater (afinal a sua função é esta mesmo) mas que na verdade colocou todos os seus esforços em promover uma melhora na questão da desigualdade social.
E não falamos aqui sobre o Bolsa Família, apenas. Na verdade são inúmeros programas sociais com enfoques em Educação, Saúde, Moradia, Qualificação Profissional e tantos outros que fica difícil de citar todos mas que no conjunto fizeram com que melhorassem de vida aqueles que sempre foram deixados para traz.
Não há maneiras de equalizar uma questão apenas fazendo “subir” quem está embaixo. Esta conta deve conter uma perda de um pouco daquilo que faz os que tem mais serem os que tem mais. Assim terão, os que sempre tiveram mais, abdicar de algumas facilidades que existiam em decorrência de existir um grupo de pessoas desesperadas. Não poderão mais e já não podem, contratar Domésticas sem carteira de trabalho assinada, só para ficar com um exemplo.
Aí está a raiz do ódio. Não é culpa das redes sociais.
O ódio disseminado nas redes é das pessoas e tem a ver com a maneira como a sociedade brasileira se estrutura e com as mudanças que estão ocorrendo com ela.
Mudanças jamais agradam a todos!


Abaixo o link da matéria, com vídeo, da Zero Hora
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/05/debate-sobre-odio-nas-redes-termina-em-confusao-4765250.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.