Existem certos locais no Planeta Terra que são mais importantes ou mais conhecidos que outros. Stonehenge é um círculo de pedras que ninguém sabe como foi feito, por que e para que servia. Os Moais da Ilha de Páscoa são famosos e dizem que por culpa deles uma civilização pode ter sido extinta. O Coliseu romano, as Pirâmides do Egito e o Parthenon grego dispensam apresentações.
Poderíamos citar vários lugares, seriam centenas de páginas. Mas aqui vou tratar de um outro local. Não é famoso, mas pode ser muito importante se bem utilizado. Na cidade de Taquari, Rio Grande do Sul, há uma esquina impar que nunca tinha conhecido igual em minha vida.Trata-se de uma esquina com cinco ruas. Uma esquina com cinco ruas perfeitamente concêntricas, retas, se encontram simetricamente.
Qualquer caminho que a pessoa chegue, não importa se de carro, bicicleta ou a pé, existirão sempre quatro alternativas a seguir. Ou se dobra para a Direita, ou se escolhe a que está ao centro e mais a direita, pode-se pegar também o caminho que está ao centro mais a esquerda e ainda pode-se pegar o caminho da esquerda.
Fiquei pensando: como esta esquina poderia ajudar o Brasil e os brasileiros?
Poderíamos fazer um grande programa de Televisão. Seria um reality show diferente. Participariam líderes políticos e sociais. Funcionaria da seguinte forma.
Os participantes, depois de devidamente apresentados e de fazerem sua festa com os torcedores, começariam a responder perguntas feitas pelo público. Fariam isso caminhando em direção a esquina.
Quando a pergunta fosse considerada certa pela maioria o participante daria um passo à frente. Quando houvesse impasse ficaria no lugar. Quando as maiorias das pessoas saíssem perdendo então teria de dar um passo atrás.
Ao chegar a esquina teriam de responder a pergunta crucial. De acordo com a sua resposta eles teriam de dobrar a esquina. Ou sairiam pela rua da direita, da centro direita, da centro esquerda ou da esquerda. Sem choro. Sem pestanejar e sem teorizações desnecessárias.
Cada grupo que se formasse em cada uma das quatro ruas formaria um partido político e todos os demais seriam extintos. Os novos partidos seriam proibidos de se coligar. Olhem que legal, ao invés de 32 partidos teríamos quatro. Internamente poderiam ter quantas facções bem entendessem, mas na prática para o eleitor seria muito mais fácil.
O problema seria como solucionar a questão de alguns políticos e líderes que ficariam naquela esquina sem se mexer. Ficariam estáticos por horas, talvez dias ou até décadas sem saber qual direção tomar.
O que faríamos com esse pessoal? Sabem me dizer quem iria para cada direção e quem ficaria ali parado?
Quem souber diga. Estou curioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.
TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.
OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.