Quando era criança umas das coisas que mais me fazia feliz era ir ao Porto de Santa Vitória. Situado as margens da Lagoa Mirim, a segunda maior do Brasil (atráz apenas da Lagoa dos Patos, se considerarmos esta como laguna, seria a maior).
Na maioria das vezes ia com meu avô. Ele gostava de pesacar sentado ao no cais. Pescava lambaris e outros peixes que depois saboreávamos, quase sempre fritos. As vezes a ida era apenas para passear, as vezes para comprar peixes dos pescadores profissionais.
Em alguns momentos, quando não se tinha dinheiro para ir a praia (de mar, Hermenegildo e Barra do Chuí) ou quando se tinha um compromisso no final de semana aproveitávamos a lagoa para bons banhos. Como ele é bem raza, caminhávamos muito até ter um bom nível de água.
Mas eu sempre perguntava por que naquele porto não vinham navios. Meu avô sempre me dizia que o desativaram quando fizeram a estrada, pouco tempo depois de ficar pronto. Na verdade, vim saber tempos depois, o Porto de Santa Vitória foi uma vítima, mais uma, da escolha política brasileira de apostar em automóveis e caminhões.
Hoje, com a questão ecológica em voga, a navegação volta a ser alternativa. Barata, pois agua não tem buracos, limpa, ao menos em comparação com os caminhões e lucrativa, em viagens longas para cargas ao menos.
A FEPAM , conforme reportagem que reproduzo abaixo, liberou a reforma do porto de Santa Vitória do Palmar. Agora a questão será encontrar um equilíbrio entre o porto comercial que voltará a funcionar e a opção de lazer dos Santa Vitorienses que se firmou ao longo dos anos.
Autorizada a recuperação do cais do porto de Santa Vitória do Palmar
O governo do Estado, por intermédio da Fepam, autorizou a Prefeitura de Santa Vitória do Palmar a realizar obras de recuperação e reforço do cais do porto do município, localizado na lagoa Mirim. A Autorização Geral foi entregue na terça-feira, 1º, pela presidente da Fundação, Ana Maria Pellini, ao prefeito Claudio Pereira (Batata).
A autorização emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler – Fepam refere-se às atividades de recuperação das estruturas de acesso e acostagem do cais do porto de Santa Vitória do Palmar. O documento solicita adoção de medidas que evitem a deposição na lagoa dos resíduos provenientes da obra (limpeza de estruturas e restos de concreto).
O porto de Santa Vitória do Palmar foi reativado, após 40 anos, em dezembro do ano passado, em benefício do desenvolvimento da região do extremo sul do Estado, quando uma embarcação atracou no porto trazendo 7,5 mil metros cúbicos de saibro, vindos do município de Capão do Leão.
O porto de Santa Vitória do Palmar foi construído pelo DNPVN – Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis, entre 1942 e 1964. Suas instalações consistem de um pier com uma extensão total de 451,10m, perpendicular a costa, protegido por um molhe de abrigo situado a cerca de 300m à sudoeste.
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