sexta-feira, 4 de julho de 2008

UMA VERDADE, DUAS MENTIRAS! (COLUNA PARA O MOMENTO)

No último dia 15 completei 30 anos, e conforme a vida passa vou pouco a pouco testando as informações que recebi desde que nasci em 1978. Algumas se perpetuam, ou seja, se confirmam e outras se mostram totalmente falsas, ou apenas, equivocadas. Quero falar sobre três destas informações que recebi através de ditados populares. Uma se confirmou e duas se mostraram falsas e para que fique uma impressão positiva desta coluna, vou começar pelas falsas, assim quando o leitor terminar estará com uma sensação boa. Será? Vamos ver!
A primeira afirmação falsa que quero citar é a seguinte: “O Brasileiro é cagão!”; esta é complementada por: “é covarde” e ainda por “não vai a luta, não vai atrás do que quer” ou ainda “é acomodado”. MENTIRA!
Cada vez que olhamos o noticiário, vimos vários protestos pelos mais diversos motivos, por violência da polícia ou da política em forma de corrupção; por direitos sociais; por ideologia etc... O fato é que as pessoas estão dispostas a tudo por seus direitos e procedem de forma mais dura ainda quando estão com a razão, vide o caso dos estudantes de Florianópolis que pararam a cidade por semanas e conseguiram frear o aumento da tarifa dos ônibus locais.
Esta semana tivemos manifestações em frente ao Comando Militar do Leste no Rio de Janeiro. Tais manifestações ocasionadas pela insanidade completa, recheada de vilania e sem-vergonhice, por parte de militares, ou seriam criminosos? Mas o importante é que eram pessoas comuns, não terroristas ou militantes de partidos revolucionários, mas apenas pessoas indignadas pelo desaparecimento de seus entes. Primeiro veredicto, o Brasileiro é muito corajoso, o que acontecia é que durante os anos de chumbo era mais difícil. A democracia é que nos possibilita gritar, portanto : “O Brasileiro não é cagão”!
Segunda afirmação falsa: “O Povo é burro”! Esta vem seguida de: “É ignorante” e “Não tem conhecimento”. Muito fácil de perceber os erros aqui, não ter conhecimento até pode ser, desde que pensemos apenas no conhecimento formal, ou seja, aquele adquirido em escolas. Agora quanto a ser ignorante, por favor, conheço tantos ricos ignorantes que nem consigo contar... Mas de toda a maneira o que vejo em nossos pobres, pois é a eles que as pessoas se referem quando falam povo, sim por que aqui ser do povo às vezes é utilizado até como xingamento!
Voltando ao tema, o que vejo no nosso povo são pessoas que tentam de toda a maneira criar seus filhos com dignidade. Eles têm pouca verba e às vezes perdem, sucumbem ou se associam a ações, digamos menos dignas. Mas quaisquer destas perdas são ocasionados por problemas graves de nossa sociedade, como a negação do acesso aos bens de consumo para uma parte grande da população. A verdade é que a maioria dos pobres trabalha duro e sonha em ver seus filhos com boas profissões e muitos conseguem, mesmo que com a ajudas das políticas sociais, fazer com que seus filhos se formem. Assim, se com tão pouca verba eles conseguem se virar não podem ser burros! De jeito nenhum! O político que achar que o povo é burro e tentar apenas comprá-lo momentaneamente para ganhar seu voto tem fortes chances de se decepcionar na apuração dos votos!
E para terminar, uma verdade. Uma verdade que pode ter força suficiente até mesmo para desmentir as mentiras que apresentei anteriormente. Ela vem em Espanhol: “Por La plata baila el mono”, ou seja, “Pelo dinheiro até o macaco dança!” Sim, porque e incrível o que as pessoas fazem pelo dinheiro. Afinal o dinheiro é à base de tudo no neoliberalismo em que vivemos. E é tão forte esta idéia que as pessoas chegam a achar que o mundo sempre foi assim.
Preparem-se para ver qualquer tipo de palhaçada daqui até Outubro, veremos brigas, xingamentos e outros tipos de besteiras que não me vem à mente neste momento. Tudo isto acontecerá porque em Outubro se decidirá quem terá mais acesso aos bens de consumo pelos próximos quatro anos, assim confirmo esta informação recebida, as pessoas fazem qualquer coisa por dinheiro!
Espero, sinceramente, que as duas mentiras apresentadas aqui, superem essa verdade. Que o povo seja sábio e não tenha medo de escolher os próximos administradores públicos sem dançar pelo dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.