terça-feira, 8 de julho de 2008

JUVENTUDE PRA MUDAR (coluna para O Momento)

Somente os jovens são capazes de certas coisas. Somente estes tem a coragem de dizer o que está errado no momento em que está errado. Depois que o erro passou a maioria terá também esta coragem, mas no momento em que a coisa está efervescendo, que o caldeirão borbulha e que uma crítica ou mesmo uma pequena discordância pode levar a conseqüências drásticas capazes de mudar o rumo da história, neste momento somente os jovens dirão: Não é assim que deve ser!
Pode até ser que a juventude nem sempre saiba responder a pergunta subseqüente que as vezes, quando existe liberdade, será a seguinte: “Como é que deve ser então?” Quando a liberdade não existe, ou quando é frágil, a frase será uma afirmação, tal como: “Cresce e aparece”.
Quando iniciei a escrever para O MOMENTO, o fiz através de uma coluna em que contava a história de um amigo meu que ao pegar uma carona para Pelotas conhecera um caminhoneiro que não gostava de estudantes porque na visão dele estes abandonam a cidade privando-a de novos conhecimentos. Esta história me influenciou positivamente na maneira de enxergar o trabalho na cidade e minha contribuição para com ela.
Por outro lado esta fala nos mostra uma preocupação que tenho com minha terra natal: Afinal qual o papel do jovem nesta Santa Vitória? Faço esta pergunta motivado também pela edição da semana passada deste jornal onde pude ler na íntegra uma Carta aos Eleitores mandada por meu amigo e ex-candidato a Deputado federal Cauê Canabarro, onde ele relatava sua decisão de não concorrer a vereador neste ano por motivos que eram pessoais mas também políticos.
Os motivos pessoais são dele e somente a ele interessa, mas os políticos... Fiquei pasmo com a história que ele contou do pouco incentivo de seu próprio partido a sua candidatura.
Mas o que quero dizer afinal com esta coluna? Aonde quero chegar? Ora eleitores! Estou apavarodo com o pouco número de votantes entre 16 e 18 anos que Santa Vitória possui. São apenas 593 de um total de 23.891. O que é isso? Cadê o trabalho de base dos partidos?
O que queremos afinal dos jovens de Santa Vitória? Que se mandem daqui na primeira oportunidade e não pensem nunca mais em voltar e sirvam de ponte para que alguns anos depois seus pais possam ir também?
Ou será que as pessoas desta cidade querem que nossos jovens, aqueles que tem o poder de falar que está errado, fiquem por aqui sem perspectiva, batalhando um estágio ou um empreguinho para no final do mês receber uma ajuda de custo? Um clientelismo qualquer.
Na política existem coisas que são de culpa da Base e outras que são de culpa das Lideranças, nesta questão, me desculpem os líderes políticos de Santa Vitória, conheço todos e os quero bem, mas estão em falha com a cidade e com seus próprios partidos. Cuidado, quando os partidos envelhecem e não renovam acabam morrendo da mesma maneira que um dia nasceram.
E os Grêmios Estudantis, ainda existem? Posso estar sendo chato, mas quando se da aulas para pessoas com 17 anos que não tem a mínima esperança de melhora e te dizem na cara que vão votar em branco unicamente porque existe uma obrigatoriedade do voto, devo fazer alguma coisa ou me sinto um omisso.
Como disse antes o que posso fazer pela cidade é contribuir através de O MOMENTO e espero que tenha atingido este objetivo. Espero sinceramente que pelo menos a situação do jovem de Santa Vitória que fica nas tardes de domingo reunido na frente do palanque, sem ao menos ter dinheiro para tomar um refrigerante, seja objeto de debates nesta eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.