sábado, 15 de junho de 2019

Por que fazer uma pesquisa?

No primeiro post de conteúdo deste blog apresento a Secção "POR QUÊ, COMO E PARA QUÊ?", onde trataremos de questões práticas de pesquisas. Tipos de pesquisas, normas, estilos, histórias que presenciamos nestes mais de 18 anos trabalhando com pesquisas.

Minha primeira experiência foi quando ainda era um estudante de Graduação em Ciências Sociais  e passava o dia caminhando e batendo de porta em porta aprendendo na prática a nunca mais negar uma entrevista a ninguém.  As vezes nem o ritual de se apresentar, dizer seu nome, da empresa e pedir gentilmente 5 minutos do tempo da pessoa amenizava o mau humor de alguns. hehehe!

Quando pensamos em uma pesquisa temos que ter em mente estas três perguntas:

1 Por quê vamos fazer uma pesquisa?
Qual é o meu objetivo, o que quero que ela me responda. E para isso obviamente necessitamos saber qual é a nossa dúvida. Sobre o que queremos mesmo pesquisar.
A princípio parece bastante fácil mas nem sempre é assim.
Notem que as perguntas "Em quem você não votaria de jeito nenhum?" e "Dentre estes candidatos em quem você não votaria de jeito nenhum?" podem parecer que darão a mesma resposta mas não é sempre assim.
A primeira lhe dará uma resposta mais fixa e a segunda será de mais de acordo com o momento.
Por isso mesmo saber bem qual resposta necessitamos para nosso objetivo é tão importante.

2 Como fazer?
Há diversas maneiras de se fazer uma pesquisa. Há técnicas de entrevistas variadas, podemos usa questionários on line? Entrevistas por telefone?
Bom, de acordo com o público que queremos abordar é que teremos a melhor a situação. Temos que pensar, vale a pena tentar entrevistar Médicos por telefone?
Talvez sim, mas pensemos em uma Médico que trabalha cerca de 60 horas semainais. Ele estará disposto a parar por alguns minutos em uma pesquisa por telefone. Não seria melhor marcar um horário em sua agenda?

3 Pra quê fazer?
Uma pesquisa gera, ao seu final, conhecimento. No final é disso que se trata, saberemos mais sobre um assunto após ler o relatório!
Como acontece quando adquirimos qualquer outro conhecimento, seja lendo um livro, assistindo aulas ou um documentário, de nada servirá se não utilizarmos.
Se você fizer uma Pesquisa de Mercado e nela você descobrir que a maior parte de seus clientes pertencerem a Classe C, então para que ter as marcas mais caras na sua loja?
O conhecimento se utilizado gera ganhos, mas se ele servir apenas para enfeitar uma estante não passará de um adorno sem sentido.

Bom pessoal
Este foi o primeiro de muitos posts, aguardem que pouco a pouco outras secções irão estreando aqui no Pesquisódromo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.