terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O povo acordou em 2006

Ando a há muito sem escrever nada de fundo. Nos últimos tempos assuntos familiares me tiraram a vontade de escrever meus textos. Resolvi quebrar isso hoje.
No face participo de vários debates. Uns amenos, outros aguerridos. Uns esportivos, outros políticos. É assim, é normal. “Assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade”, parafraseando Lulu Santos.
Uma frase em especial tem me chamado a atenção. Ela é muito usada nos debates do face. Diz assim: “O povo acordou”! Fantástica, espetacular. Joga com o Hino Nacional que fala no Gigante adormecido. Teria o Gigante, após os protestos de Junho acordado? Seria isso?
Mas pensando bem que povo esteve nas ruas em Junho? Estavam lá as pessoas que pior vivem no Brasil? As mais prejudicadas? As mais indignadas? A terceira pergunta leva uma sim como resposta. Para as outras não tenho certeza.
Para mim o povo acordou muito antes de 2013. O povo acordou em 2006. Durante a campanha presidencial as pesquisas apontaram que pela primeira vez na história do nosso Brasil a classe baixa votou diferente da classe média. Foi aí que o povo acordou.
Os brasileiros das classes mais baixas se deram conta que de nada adiantava seguir os que estão ou estavam acima deles. Tinham feito isso por mais de 500 anos sem ter tido resultado prático nenhum. Seguiam a míngua, passando fome, sem casa própria e sem ter direito a ver seus filhos acessando uma Universidade, seja pública ou privada.
O povo acordou ao ver um Governo que mesmo tendo seus erros colocou todos os esforços para melhorar a vida dos que tem menos. Isto é inegável, mesmo os adversários são obrigados a reconhecer esta realidade. Este processo não volta mais, é irreversível e a não ser que exista uma grande reviravolta que não acredito ser possível neste momento.
Quem acordou em Junho deste ano não foi o povo e sim a Classe Média. Senti falta nestes processos que alguém da classe média, a minha classe, levantasse a bandeira de um imposto sobre as grandes fortunas. Seria fantástico que este imposto sobre os mais ricos, sobre os milionários, bancasse os programas sociais. Para mim seria perfeito?
Ao invés disso o que se viu? Protesto contra a corrupção. Isto é crime, todo mundo sabe disso. Muda o que dizer que é contra?
O povo, o povo de verdade, aquele que sempre esteve na construção de tyudo e nunca nem, se quer lhe foi dito obrigado, este acordou em 2006 quando se deu conta de que deveria cuidar dos seus interesses antes dos outros.

Na prática o povo acordou no momento em que a empregada se deu conta que votar no candidato da Patroa não lhe ajudava em nada!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.