Fernando Henrique Cardoso do PSDB e Marco Maciel do PFL governaram o Brasil entre 1995 e 2002.
PSDB quer dizer Partido da Social Democracia Brasileira e PFL quer dizer Partido da Frente Liberal.
A primeira coisa que chama a atenção nesta coligação é a distância NOMINALMENTE dos dois partidos. Um europeu jamais entenderia. Na Europa os Sociais Democratas e os Liberais são adversários da viada toda pois tratam-se de ideologias não compartilháveis.
Mas os brasileiros não tardaram a entender. Com frases do tipo "esqueçam o que eu escrevi" meu colega de Profissão liderou um gobverno totalmente Liberal num caso estranho em que o Partido do vice preponderou sobre as idéias do líder. Ou quais seriam mesmo as suas idéias?
Durante os oito anos em que esta aliança governou o Brasil tivemos todo o tipo de mazelas. Sob a bandeira legítima de combate a inflação todo o tipo de sacrificio foi feito ao povo brasileiro. Houve um imenso aumento de pessoas na miséria e as privatizações geraram enorme desemprego.

Na questão política houve uma verdadeira baderna. O país teve graves casos de corrupção como o do SIVAM e o pior de todos a fraude no painel do Senado.
Para quem não lembra ou não sabe o painel do Senado foi fraudado para que o resultado da votação que dava o direito de FHC a concorrer a re-eleição fosse favorável a ele. Então com esta manobra ele concorreu em 1998 e ganhou. Se tivesse de indicar um sucessor o resultado poderia ter sido outro.
Logo após a posso para o segundo mandato o Real quase quebrou, o Brasil esteve a beira da falência e a inflação voltou abrindo caminho para que outra aliança, Lula e Alencar, chegasse ao poder mas este será o tema de uma próxima coluna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.
TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.
OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.