sábado, 28 de julho de 2012

AOS TORCEDORES GREMISTAS, UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA




Olímpico: A dor que os gremistas estão sentindo


Sou colorado. Sim, sou colorado e não tenho a pretensão aqui de querer entender a alma de um torcedor gremista, essa dor que devem estar sentindo ao ver “desmoronar” cada tijolo do Estádio Olímpico, de verem fecharem as cortinas do palco do velho Monumental. Deixo de lado aqui a rivalidade Gre-Nal (que para mim é a maior do Mundo), pois tenho muitos amigos do lado gremista, e descrevo aqui a paixão de amar o seu querido estádio, lugar, que com certeza faz parte da vida de nós torcedores.

Escrevo isto por que, dentro das proporções, senti algo inexplicável quando imaginei a possibilidade do Beira-Rio ser demolido para poder ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Como não ter mais o meu amado estádio? Como poder viver somente de fotografias e de lembranças?

Não sei o que vocês torcedores do Grêmio estão sentindo, mas tenho certeza que todos e quaisquer gremistas jamais se esquecerão das glórias, das tristezas e de tudo o que cada grão de cimento e areia que o Estádio Olímpico presenciou. Estádio com “E” maiúsculo, honra dada graças a sua história.

Nenhum gremista esquecerá os times imbatíveis que desfilaram pelo seu gramado, e nem dos não tão bons assim. Nenhum gremista se esquecerá das vitórias gloriosas, e nem das derrotas que doeram na alma. Nenhum gremista esquecerá dos belos uniformes que vestiram os seus atletas no Olímpico, e nem dos feios, mas que mesmo assim eram vestidos como uma armadura pelos jogadores e por vocês torcedores.
E tenho certeza que nenhum gremista jamais esquecerá dos momentos que arrancaram dos olhos tricolores, lágrimas de alegria e de tristeza. Tudo protagonizado dentro de um monumento, tudo protagonizado por uma apaixonada torcida.

Tenho certeza que nenhum gremista esquecerá da primeira Libertadores conquistada no Olímpico, daquele cruzamento que foi na altura da lua, mas que voltou como um cometa pra dentro do gol Carbonero. Tenho certeza que nenhum gremista esquecerá do gol de André Catimba e do mais impressionante vôo proporcionado por um jogador de futebol, sobrevoando todo bairro Azenha. Tenho certeza que nenhum gremista esquecerá daquele jogo contra o Palmeiras “Parmalat” e nem da voadora do volante Dinho no palmeirense Valber.

 Nenhum gremista esquecerá dos Gre-Nais históricos do Estádio Olímpico, dos golaços do Paulo Nunes, nem da derrota de 5x2, pois as derrotas também fazem parte de uma história gloriosa. Nenhum gremista esquecerá dos craques que ali passaram, nem dos comuns, que pelo menos se esforçaram para honrar o manto tricolor. Tenho certeza que nenhum gremista esquecerá do técnico Felipão a beira do gramado.

Nenhum gremista esquecerá dos momentos ali vividos. Cada suspiro e grito dado na arquibancada do velho Monumental, e mesmo os que ali pouco pisaram, sentirão uma dor, a dor, essa sentida e explicada somente por vocês torcedores gremistas. Todos tricolores se emocionarão toda vez que se derem conta que realmente o Olímpico nunca mais vai estar ali, naquele ponto do bairro Azenha, onde por um mero passeio qualquer enchiam os olhos dos que ali cruzavam.

Eu tenho certeza que cada gremista vai guardar o Estádio Olímpico de alguma maneira, alguns mais, outros menos, mas todos se sentirão como se estivessem sem uma parte do seu coração.

Torcedores gremistas... Serão vocês os responsáveis para que o Estádio Olímpico jamais seja esquecido. Serão vocês que carregarão para dentro da nova Arena o espírito do velho Estádio. Serão vocês que contarão para os novos filhos gremistas, histórias sobre o que um dia foi o lar de vocês. E tenho certeza que cada torcedor gremista idolatrará imensamente a nova casa.

Eu não sei a dor que vocês gremistas estão sentindo, só imagino quão doloroso deve ser. Mas tenho certeza que dentro de cada alma gremista, o velho Estádio Olímpico será elevado para sempre como um ídolo, como um mártir, e se erguerá dos escombros como um gigante imortal.


Cássio de Oliveira Almeida


Um comentário:

  1. Apesar de achar o teu texto muito bom, muito poético até, quero dizer que não sinto tanto assim.
    Na verdade estou entre os que sempre quiseram uma casa nova e que torcem por um time e não pelo Estádio.

    Sim o Olímpico deixará saudades mas obviamente que o deficit que ele gerava não deixará saudades.

    O planeta Terra, Versão anos 2000, nãos nos deixa sermos românticos. Mesmo as relações estão ruins, péssimas eu diria.

    A vida hoje é econômica, não tem jeito. Pego pelo meu exemplo de vida. Sempre priorizei o coletivo e ... só me ralei.

    Agora estou noutra, com 34 anos e dentre os meus amigos sou o único que está correndo atrás. Todos estão bem melhores do que eu. E por que? Por que fui romântico demais, acreditei demais na mudança. Acreditei mais ainda em pessoas erradas. Agora acredito primeiro em mim.

    Com o Grêmio é a mesma coisa. O Olímpico deixa saudades, deixa, mas esta será esquecida no primeiro ano da Arena quando as pessoas se sentirem melhora acomodadas. Quando as pessoas sacarem que podem ir de trensurb sem ter que aturar engarrafamentos. Quando as pessoas vibrarem com o potencial de investimento maior que a Arena dará ao Grêmio.

    O passado é legal e o futuro é interessante, mas a vida é no presente!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.