Nelson Mandela, o Madiba como seu povo o chama está completando hoje 94 anos.

Mandela, do alto de sua sabedoria e humanismo, não agiu assim. Propôs que o país se reinventasse. A Àfrica do Sul nascia outra vez, através de uma política de anistia. Só que a anistia de lá não era como a do Brasil. Não se tratava de jogar a sujeira para baixo do tapete e seguir vivendo como se nada tivesse acontecido ignorando o sofrimento das famílias e os danos causados a pátria.
O que se viu na África do Sul foi uma anistia ligada a confissão, a verdade. Eram anistiados todos aqueles que depunham e contavam a verdade, ou seja, a pessoa chegava e contava, relatava, o fato que ela participou ou que soube, em fim... então estava anistiada.
Esta foi a maneira encontrada para que todos soubessem o que se passou naquele período resgatando a história escondida pelos antigos opressores.
Como vimos durante a Copa do Mundo, época em que mais prestamos atenção a este país, a África do Sul ainda tem, assim como nós, muitos problemas raciais e étnicos, mas avançaram muito e devem seguir avançando.
Enquanto isso nós seguimos relutando em saber da verdade de nossa história.
Por isso Mandela estará nos livros de história do futuro como um dos maiores líderes da história do planeta no que tange a as lutas pela igualdade racial e não alguém do Brasil que sempre gostou de se mostrar como um país democrático neste sentido.
Parabéns MADIBA pelos seus 94 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.
TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.
OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.