A Sofia tem dois anos e pouco e nos últimos dois finais de semana convivi com minha filha como há muito não fazia. Coisa normal para pais separados que vivem em cidades diferentes.
Mas uma brincadeira boba que faço com minha filhinha amada e querida mostra como com apenas dois anos ja temos uma noção de certo e errado. Uma noção que se a sociedade não tratar de deturpá-la a teremos até a nossa morte.
Eu com os dedos indicador e mediano de minha mão direita levemente dobrados envolvo o seu narizinho e faço um movimento para trás, de leve. Coloco o polegar entre os dois e digo:
- Olha o teu nariz. Peguei pra mim.
A Sofia com cara de triste mesclada com braba parte em minha perseguição gritando:
-Quelo is! Quelo is! Não Papai. Meu is! Quelo is!
Depois de poucos segundos e antes que ela chore eu peço para ela que fique bem quieta para eu colocar o is, ou melhor o seu nariz, no lugar. Ela fica muito quieta e eu faço uma cena dizendo que ficou bem colocada e ela volta feliz, sorrindo e se tocando na parte do corpo que volta a ela.
Essa brincadeira boba e a reação da Sofia mostra como damos valor a honestidade e como não aceitamos que nos tirem aquilo que acreditamos ser nosso.
Este sentimento estará presente em nós seja qual for nossa profissão. É este sentimento que está por trás das greves, das manifestações estudantis, das lutas sociais.
O sentimento de pertença que em uma análise mais profunda nos levará a discutir a cidadania é o que move a luta da Sofia por seu nariz e é que nos faz lutar por uma vida melhor. Ser cidadão implica em ter direitos e deveres, ou seriam ônus e bônus? Dá no mesmo.
Entre os ônus em ser cidadão estão impostos, serviço militar (obrigatório ao sexo masculino), entre outros. Entre os Bônus estão ser livre, estar vivo e ter parte da produção social. De que produção estamos falando? De toda ela.
A produção social engloba todos os tipos de bens como roupas, casa, comida, diversão e arte. Quando nos tiram isso fazemos como a Sofia e corremos atrás do nosso is.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.
TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.
OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.