Em outras épocas esta pergunta faria referência a grupos que tomavam o estado de assalto ou que tentavam evitar isso.
Em 2012 este jargão tem a mesma conotação do que no Futebol, local de sua origem. Os partidos no Brasil atuam cada vez mais como os clubes do Esporte mais popular de nosso país. Candidatos são cooptados, ou seria contratados. Assim temos candidatos que até 10 minutos antes estavam em outra agremiação política. Vale o mesmo para as coligações, ou seja, sempre estamos reforçando nosso time.
Cai por terra cada vez mais o debate ideológico para a felicidade de alguns. O que temos então? O que fica?
Temos um processo de "tecnização" das eleições com candidatos com propostas muito parecidas que confundem cada vez mais os eleitores. Fica um embaralhamento total dos espaços políticos na sociedade.
Por "tecnização"entenda-se um debate em cima de números de gestão com candidatos discutindo quem fez mais km de estradas ou quem construiu mais prédios públicos, etc... Não vemos, por exemplo, um debate sobre o papel do Estado na vida da sociedade. Isto, temos a impressão, fica relegada as candidaturas chamadas pejorativamente de nanicas, quer sejam de Esquerda ou Direita.
Isto causa o embaralhamento das posições políticas na sociedade, pois com a maioria dos partidos defendo posições muito semelhantes, estes não conseguem ter uma base definida.
Todo este movimento acaba por tornar ainda mais viável a mudança de partido por parte de políticos oportunistas que vendem seu passe sem remorsos, uma vez que a diferença entre os partidos é pequena.
Não podemos deixar de reparar, porém, que o mesmo movimento acaba por enfraquecer a classe política, diminuindo a participação e não obstante enfraquecendo a democracia.
Na minha opinião só há uma maneira de começar a reverter esta situação. Com o voto em lista e com a proibição de qualquer tipo de coligações, assim, pouco a pouco voltaríamos a ter Partidos com identidade própria, mesmo que forçada.
Se estas regras já funcionassem líderes como Lula e Maluf não teriam como fazer uma aliança que desagrada os liderados de ambos os lados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.
TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.
OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.