terça-feira, 26 de junho de 2012

DC COMICS TRANSFORMA UM PERSONAGEM ANTIGO EM GAY.


SUPER-HERÓIS GAYS NOS QUADRINHOS


"Triste época! É mais fácil desintegrar
 um átomo do que um preconceito"



Albert Einstein (1879-1955)





Recentemente a DC Comics, proprietária de Batman, Super-Homem e Cia LTDA. afirmou que haveria um novo super-herói gay na Editora e que este seria um velho conhecido dos fãs, o qual não é visto deste o reboot promovido em setembro do ano passado. Através da Internet foi divulgado que ele seria Alan Scott, o Lanterna Verde original, criado por Martin Nodell e Bill Finger em 1940, cuja estreia se deu na edição de número 16 da revista All American Comics, em julho do mesmo ano. 






Lanterna Verde: a estreia!





Com o surgimento da chamada Era de Prata, iniciada na década de 1960, quando o Lanterna Verde e o Flash originais ganharam novas versões - respectivamente como Hal Jordan e Barry Allen, com visuais mais modernos e novas origens -, os personagens clássicos passaram a ocupar uma terra paralela, chamada Terra 2, habitada pelos heróis que tinham lutado na 2ª Guerra Mundial. Após a saga Crise nas Infinitas Terras, de 1985/86, o multiverso deixou de existir e todos passaram a ocupar um único mundo. Após o reboot, as "infinitas terras" da DC voltaram, precisamente no número de 52. 






O novo visual do personagem!






Alan Scott e Jay Garrick - Lanterna Verde e Flash originais - pertencem novamente à Terra 2, mas com a diferença de não terem lutado na 2ª Guerra Mundial; agora, vivem nos dias atuais, são jovens, inexperientes, com poderes recém descobertos e, posteriormente, formarão uma nova versão da Sociedade de Justiça da América. Tudo isso para ilustrar brevemente o contexto. Alan Scott, originalmente, não foi concebido como um homossexual, mas, como ser gay faz parte do "politicamente correto" - conceito este em constante mutação de acordo com as vigências sociais e de Marketing! - do momento, Didio e Cia. acharam uma boa ideia mudar a orientação sexual de um personagem estabelecido há 72 anos a fim de, com uma "cajadada" só, agradar à comunidade gay e, é claro, alavancar as vendas. 




Scott pós reboot: jovem... e gay!





É lamentável ver a que ponto a Indústria dos Quadrinhos chegou. E digo isso não pelo fato de haver um novo gay nos comics, mas pela estratégia vagabunda, apelativa e desrespeitosa com os fãs antigos do Lanterna Verde. Pode ser purismo, mas é irritante e puramente gratuito observar tal prática. No entanto, mesmo quando criam algo novo, como é o caso de Bunker, novo integrante dos Novos Titãs, assumidamente gay, não conseguem fazer de forma revelante e significativa e o resultado é o estereótipo, o gay afetado e caricato ao extremo. Uma pena! Creio que isso seja um desserviço para o público em geral. Porém, as histórias atuais não visam agradar os "coroas" próximo aos 40 anos de idade como eu, mas sim a geração fast food de agora, habituada a modismos e produtos de mídia com o mínimo - ou nenhuma - profundidade. 






Bunker: um gay caricato!






Sou totalmente favorável à inserção de personagens gays em qualquer mídia, mas de forma relevante, algo que a Indústria das Histórias em Quadrinhos, infelizmente, não sabe mais fazer por estar por demais preocupada em vender revistas custe o que custar.  






GRANT MORRISON AFIRMA: BATMAN É GAY!


Em entrevista à Playboy americana, o roteirista escocês Grant Morrison afirmou que o Batman é "muito gay!" Morrison tem escrito o personagem há algum tempo e há quem o considere o máximo (particularmente, vejo a fase de Morrison à frente do personagem como bem mediana, mas gosto é gosto...). "A gayzice faz parte do Batman. Não estou falando em gay em um sentido pejorativo, mas Batman é muito, muito gay. Não tem como negar. Obviamente, como personagem fictício, ele é heterossexual, mas a base do conceito é absolutamente gay", declarou Morrison. Bob Kane, criador do Homem Morcego, deve ter se revirado no túmulo, com mais uma declaração imbecil proferida por Grant Morrison. Como se não bastasse, continuou:"Acho que é por isso que todo mundo gosta! Todas as mulheres querem o Batman e saem usando essas roupas provocantes, pulando de telhado em telhado para chegar nele. Mas ele não está nem aí; está mais interessado em sair com seu parceiro"






Grant Morrison: o imbecil de plantão!






Em tempo, vale lembrar que Batman ser rotulado como gay  não é algo  novo. Na década de 1950 um certo psiquiatra alemão radicado nos EUA,Dr. Fredric Wertham (1895-1981), publicou A Sedução do Inocente, "obra" na qual faz um verdadeiro ataque às Histórias em Quadrinhos e que ensejou a criação do famigerado Comis Code Authority (o Código de Ética das Histórias em Quadrinho, uma auto censura promovida pelo próprio meio a fim de preservar a "moral" e os "bons costumes" norte-americanos).




Dr. F. Wertham: o hipócrita!




Auto censura: o famigerado CCA!






Idiota como Grant Morrisson - mas muito mais danoso! -, Wertham diz o seguinte a respeito do  Cavaleiro das Trevas e o menino prodígio: "Bruce é descrito como um milionário bon vivant e Dick como seu pupilo. Eles moram em uma mansão suntuosa com lindas flores em vasos enormes. Têm um mordomo, Alfred. Batman aparece algumas vezes de roupão. Parece um paraíso, um sonho de consumo de dois homossexuais que vivem juntos". Ironicamente, foi revelado recentemente que Wertham teve relações homossexuais durante a adolescência! Hipocrisia pouca, é bobagem! 





A "seminal" obra de Wertham!



ENQUANTO ISSO, NA CONCORRÊNCIA...

A Marvel Comics não podia ser diferente na exploração do "Marketing Gay"e, na edição 51 de Astonishing X-Men, promove o primeiro casamento de pessoas do mesmo sexo na Editora. O mutante canadense Jean-Paul Beaubier, conhecido como Estrela Polar, "juntará os trapinhos" com seu namorado, Kyle Jinadu. Criado por John Byrne em 1979 a fim de integrar a Tropa Alfa, grupo de super-heróis canadense, Estrela Polar foi concebido como personagem gay, mas os editores da época proibiram Byrne de explorar a opção sexual dele. Os tempos mudam - e como mudam! - e nas páginas da edição 106 de Alpha Flight, de 1992, Jean-Paul finalmente revela sua homossexualidade. 



Marvel promove seu primeiro casamento gay!



Escrita por Marjorie Liu, o casamento ocorrerá em Nova Iorque, palco das principais aventuras dos heróis Marvel e metrópole onde o casamento de pessoas do mesmo sexo é legalmente reconhecido. Entretanto, nem todos gostaram da novidade! Um movimento cristão, denominado One Million Moms - ligado ao American Family Association - se pronunciou através de um documento onde condenaram a iniciativa da Marvel de estampar na capa da revista o referido casamento gay. Em um dos trechos, é dito o seguinte:

"... ao colocar esses personagens gays em pedestais, sob holofotes, as editoras estão influenciando fortemente a nossa juventude, através dos super-heróis, para uma lavagem cerebral que os leve a pensar que uma escolha de vida gay é normal e desejável"

A polêmica está lançada! Ao menos, diferente do lanterna Verde, Estrela Polar sempre foi gay, e o casamento com seu companheiro reflete uma situação normal no atual contexto em que a união de pessoas de mesmo sexo é assunto em pauta em nossa sociedade. 




HERÓIS E VILÕES GAYS DOS QUADRINHOS





APOLLO E MEIA NOITE (WILDSTORM / DC COMICS)


Não sei por que tanta indignação em torno do casório do Estrela Polar. Em 2002 os Quadrinhos celebravam outra união entre poderosos do mesmo sexo: Apollo e Meia Noite, nas páginas da revista The Authority, publicada pelo selo Wildstorm (atualmente, os personagens foram incorporados ao universo pós reboot da DC). Curiosamente, Apollo lembra o Super-Homem e Meia Noite -  Midnighter, no original - um certo vigilante de Gotham City. 





O dia em que Batman e Super-Homem casaram?






COLOSSUS (MARVEL COMICS)


Trata-se da versão Ultimate do mutante russo e não a da chamada Terra 616 do universo Marvel, a qual corresponde a nossa "realidade". O Colossus tradicional é heterossexual e já foi namorado de Kitty Pryde. Já no Ultiverso, esteve apaixonado por Wolverine e despertou a ira de seu colega de equipe, Noturno, o qual não aceitava sua opção sexual. Posteriormente, tornou-se namorado do estrela Polar daquele mundo. 












Colossus: apaixonado pelo Wolverine!





DAKEN AKIHIRO (MARVEL COMICS)


Ele é filho de um dos heróis mais machos das HQ´s, Wolverine. Daken é filho de Logan e Itsu, a qual foi assassinada e ele abandonado, haja vista Wolverine ter pensado que o filho tinha morrido junto com a mãe. Porém, graças a um fator de cura semelhante ao do pai, Daken sobreviveu e com muito ódio por seu pai. Além de também dispor de garras retráteis, possui a habilidade de controlar feromônios, a qual o permite se tornar indetectável - de forma que nem mesmo Wolverine consegue farejá-lo com seus sentidos hiper aguçados! - e também controlar as emoções de outras pessoas, o que faz com que use tanto homens quanto mulheres a seu bel prazer. Estreou em Wolverine Origins #4, de 2007.   



Daken: gay manipulador!



BATWOMAN E QUESTÃO (DC COMICS)

Seu nome é Kate Kane, filha de uma  das mais ricas famílias de Gotham City. Após ter sido salva por Batman, sente-se motivada a viajar pelo mundo a fim de aprender artes marciais e combater o crime como o Homem Morcego. Para isso, assume a identidade de Batwoman. Ela é parceira da Questão, personificada pela ex policial Renee Montoya. Além de lutarem juntas, são amantes!



Batwoman e a Questão: amantes!




STARMAN (DC COMICS)

Este é o quinto Starman, Mikaal Tomas, um alienígena, oriundo de um planeta em que os seres importam-se unicamente com os sentimentos independente de sexo. Lá era casado com uma mulher, mas quando refugiou-se na Terra se apaixonou por um rapaz, o qual foi assassinado a mando do vilão chamado Prometheus. 

Um gay de outro mundo! 



HULKING E WICCAN (MARLVE COMICS)

Hulking é um híbrido das raças alienígenas Kree-Skrull, o qual pode se transformar em uma espécie de Hulk. Filho do Capitão Marvel, Hulking chama-se Teddy Altman, é órfão e integra Os Jovens Vingadores, super equipe onde conheceu e se apaixonou pelo Asgardiano (Wiccan), Billy Kaplan, filho da Feiticeira Escarlate e do Visão e dotado de poderes mágicos. Originalmente, Hulking seria uma garota, mas mudaram de ideia e passou a ser Teddy Altman.



Hulking e Wiccan: o casal gay dos Vingadores!




ESTRAÑO (DC COMICS)

Criado na década de 1980, surgiu durante a saga Millennium, de 1988, criado por Steve Englehart. Estraño é o alter ego de Gregorio de La vega, tinha poderes mágicos e usava um traje colorido, espalhafatoso, o qual reforçava ainda mais o estereótipo preconceituoso do gay caricato, afetadíssimo e hispânico. Para piorar, em uma missão, o personagem se deparou com um "vampiro AIDS" denominado Hemo-Globin (!!!), o qual o atacou e o infectou com o vírus HIV. Possivelmente foi a pior concepção de um personagem jamais vista dentro da Editora, sobretudo pela grande falta de respeito com que foi conduzido o herói, um retalho de ideias preconcebidas das quais, se fossem postas em prática nos dias de hoje, certamente renderiam muitas dores de cabeça aos chefões da DC. No contexto em que fora criado, no entanto, ainda se pensava na AIDS como o "câncer gay", mesmo com uma grande incidência também entre heterossexuais.


Estraño: caricato ao extremo!




GRACE CHOI (DC COMICS)

Parte dos Renegados - na fase pré-reboot -, Grace é extremamente forte e uma excelente lutadora.Teve um caso com Tormenta, super-heroína capaz de controlar a densidade. 

Uma garota durona! 


GEAR (DC COMICS)

Gear é amigo de Virgil Hawkins, o Super-Choque, personagem de Quadrinhos o qual alçou grande popularidade ao estrelar o próprio desenho animado. Na versão em Quadrinhos, Gear não criava gadgets os quais ajudavam seu amigo no combate ao crime, mas contou a Virgil sobre sua homossexualidade, o qual se distanciou dele em um primeiro momento, mas mudou de ideia ao ajudá-lo a enfrentar uma gangue composta por homofóbicos superpoderosos, o que mostrou que a opção sexual de um amigo não deve constituir uma barreira à verdadeira amizade.



Gear: bandeira contra a homofobia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.