Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigneconvocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.
Hoje, errôneamente, muitos se referem ao 1º de Maio como dia do Trabalho, não é! O dia é do Trabalhador. É dedicado aqueles e aquelas que fazem girar as rodas da história. É dedicado a quem coloca o dedo na terra, opera a máquina, atende o cliente, escreve o livro, forma o aluno, trata os enfermos, limpa as residências e ruas, constroi casas, em fim...
Este dia com certeza não é para os que vivem de rendas ou para quem apenas explora os descritos acima. Este dia é dedicado as pessoas que se desaparecessem de repente, a cidade e o campo parariam.
Saibam todos que isso já aconteceu pelo menos uma vez na história. Na Roma Antiga quando os plebeus, cansados da serem explorados pelos patrícios, se retiraram da cidade e foram para o monte Aventino. Em poucos dias lá estavam os patrícios pedindo para que voltassem a cidade os plebeus. Estes assim o fizeram mas com isso conquistaram muitos direitos como o de casarem com patrícios e o de terem representantes no Senado e uma Assembléia própria chamada Comício da Plebe.
E assim tem sido a luta dos trabalhadores em toda a história. Uma classe que não detem o poder político e menos ainda econômico e que somente unida consegue alguma coisa, foi assim em Roma, foi assim em Chicago e é assim hoje.
Viva o 1º de Maio e vivam todos os TRABALHADORES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.
TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.
OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.