A afirmação de que o Homem veio do Macaco, atribuída ao Naturalista (hoje seria Biólogo?) Charles Darwin além de equivocada ainda causa muita confusão. Equivocada por que não foi isso que disse o pesquisador Inglês. O que ele concluiu é que o Ser Humano moderno, o chamado HOMO SAPIENS e algumas espécies de Macaco tiveram um ancestral em comum. A afirmação dizendo pura e simplesmente que ele teria dito que o homem veio do macaco serve apenas para adjetivar de forma pejorativa o seu trabalho.
Dou aulas de História e Atualidades no Curso Ômega e já tive de responder perguntas do tipo: "mas professor como é que dois macacos transam e nasce um homem?" Esse é o final que a distorção da teoria de Darwin gera e é exatamente essa confusão que seus adversários querem e por isso mesmo o fazem.
Todo início de ano é a mesma coisa, lá estou explicando a pré-história quando chega a hora de explicar a Teoria do Evolucionismo. Por respeito aos estudantes e para que adquiram ainda mais conhecimento explico também o Criacionismo e lhes digo que escolham eles em que acreditar. Que sejam senhores de sí também nessa escolha. Mas o que mais friso é que seja qual for a sua escolha de crença, o criacionismo ou o evolucionismo, o mais importante é o respeito a pessoa que pensa diferente.
Respeitar as diferenças é uma das lições mais caras que podemos aprender. E é na atualidade uma das coisas que notamos que mais dificuldades as pessoas tem. No discurso o POLITICAMENTE CORRETO mascara tudo, mas quando a brecha abre... "que cabelo é esse?" "isso é roupa que se use?" "essa música alta!" "esse negro" "esses castelhanos!" e por aí vai. Trata-se de uma infinidade de preconceitos existentes e ocultados pelo políticamente correto.
Falo disto tudo para dizer que o que me assustou neste ano foi que alguns alunos me relataram que a sua professora de História da Escola regular que freqüentam disse não crer no evolucionismo. Até aí tudo bem é um direito dela porém estranho para um pessoa que ministra História. Juro para você leitor que eu perguntei ao meus alunos se não seria a Professora de Religião, pois aí faria mais sentido e eles me afirmaram que não, que era a de História.
Muito pior foi o que me contaram a seguir. A professora em questão, que não sei e nem quero saber quem é, começou a discutir com um de seus alunos que disse que acreditava em Darwin e que disse a seguinte frase: "Tem gente que é cega!" e que insinuou que acreditar no Evolucionismo seria uma burrice ou ignorância.
É de assustar que ainda em 2011 uma questão como esta seja tratada desta maneira e que ainda não se aprendeu a conviver com as pessoas que pensam diferente de nós. Reitero, a liberdade de crer ou não é de todos mas por que cremos em uma coisa não temos o direito de desfazer do outro, pior ainda se isso acontecer na escola.
Só para registrar, acredito no evolucionismo e convivo perfeitamente com a minha avó que acredita no criacionismo e nunca nos xingamos por isso.
Este Blog se destina a divulgar as opinões e os trabalhos de Luciano Mega - Sociólogo; Mestre em Política Social e Escritor
Livros de Luciano Farias Mega
quarta-feira, 18 de maio de 2011
UMA POLÊMICA QUE NÃO ACABA NUNCA.
Um comentário:
ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.
TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.
OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bah mano, semana passada eu ainda estava olhando alguns vídeos. Pois discutia sobre o ateísmo com uns amigos via Twitter. E então um vídeo do Dráuzeo Varella entrou no assunto. No vídeo ele se diz ateu e fala sobre essas duas teorias (evolucionismo e criacionismo). Ainda fala sobre dois médicos que foram excomungados após realizarem um aborto em uma menina de 9 anos. Ai vai o link do video. Muito bom teu texto.
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=JcS7x-hQXC0