sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

IDÉIAS PARA O NOSSO FUTEBOL.



O Futebol de Santa Vitória do Palmar passa mais uma vez por um período de transformações. A Liga encontra-se, pelo que sabemos, sem direção e os clubes se mexem para fazer a assembléia da instituição para que uma nova diretoria seja eleita ou a atual seja re-eleita.

Aí começam os problemas, trata-se da questão do estatuto que foi reformado em 2006 não foi registrado, por tanto não tem valor e assim as decisões deverão ser tomadas levando em conta o antigo estatuto que é o que realmente vale aos olhos da lei.

Mas o que mais me interessa nesse assunto não é a discussão do Campeonato. Óbvio que isso é muito importante porém a fórmula, o nome e quem disputa as competições são de inteira responsabilidade dos próprios clubes. Estes em última instância são os donos da LIGA, que nada mais é que uma associação de clubes para a organização do futebol.

Por esse motivo a discussão entre se deve se jogar com quatro, oito ou dez times não é a mais relevante neste momento. O que salta aos olhos de todos é a questão financeira e legal dos clubes de Santa Vitória do Palmar.

A Liga deve agir como agente transformador e divulgador do nosso futebol. A liga, além de organizar a competição nos moldes que os Clubes desejarem, deverá promover o evento. A entidade deve agir em prol do desenvolvimento do futebol local e mesmo sendo este amador, a Liga deve ser profissional.

Por profissional entenda-se uma LIGA que promova competições que sejam lucrativas e que partes destes lucros revertam diretamente para as equipes que participam das competições. Isto pode ser feito através de prêmios ou em parcelas iguais para todos.

Uma entidade deste tipo pode fazer ainda mais, pode buscar convênios que abranjam todos os seus filiados e desta maneira baratear os custos de disputa. Pode-se fazer, por exemplo, convênios com fornecedores de material esportivo. Nesse caso a LIGA faria a compra em nome dos clubes interessados e comprando em grande quantidade conseguiria-se um preço mais viável. O mesmo pode ser feito em áreas como a contabilidade e o setor jurídico.

O que fica claro é que com o país em fase de crescimento econômico chegou a hora de parar de chorar esmolas e ir a luta para transformar nosso futebol amador em um “GRANDE FUTEBOL AMADOR”.
Estas são apenas algumas idéias que gostaria de colocar em prática se me fosse dada a oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.