quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Que coisa interessante é o debate.


Muita gente não gosta, alguns tem calafrios só de pensar em um. Outros fogem quando é com eles e gostam de assistir ao dos outros. Que coisa interessante é o debate.
A gente fala, escuta e muitas vezes concorda, tantas quais discorda. Vamos e voltamos por um mar de argumentos sem fim só para saber que na maioria das vezes, quando houver um vencedor, este não será propriamente o que tem a razão, mas o que melhor preparado está para o debate.
Nesta época de eleições a gente assiste a muitos deles. Muitas vezes, em casa, no conforto dos nossos sofás pensamos, mas por que ele não responde falando isso? Quando participamos de um debate ficamos sabendo que de casa é mais fácil.
Mas e quando o debate é com alguém querido? Quando o oponente é um amigo, cônjuge, primo, pai ou avô? E o pior de todos, quando o oponente é seu irmão? Aí é difícil.
Seu irmão(ã) é geralmente a pessoa que sabe todos os seus defeitos. Ele tem o poder de destruir teu argumento, elaborado com tanto sacrifício, em apenas uma frase. Ele te conhece bem demais. O lado bom disso é que você também o conhece e por isso joga do mesmo jeito.
O debate entre irmãos é assim, começa sempre com um pé atrás. Nenhum dos dois exagera no início e vai tudo meio que na paz até que de repente algo acontece e BOOOMMM começa o bate boca.
Mas é assim mesmo o debate.
O bom disso tudo é saber que ao final, convencendo ou sendo convencido, o debate vai fazendo a gente pensar mais e racionalizar melhor os fatos, assim nos aprofundamos mais e melhoramos para o próximo debate.

Este texto está publicado nos blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.