sábado, 12 de setembro de 2009

POBREZA

Anteriormente escrevi sobre a saúde pública e sobre o início da minha experiência de Pai. Desde aquele momento e já há algum tempo eu pensava, penso, vivo, estudo e convivo com a pobreza.
O meu bebê, não sei ainda se vai ser do sexo masculino ou feminino, viverá em que mundo? E como?

Não será um mundo tão diferente do que eu vivi e vivo, porém vivia em uma pequena cidade de 30 mil habitantes e as vilas pobres ficavam longe de minha casa. Não tenho a mesma realidade em Pelotas.

Os bairros nesta cidade são mesclados, com exceções, e nos fazem conviver o tempo todo com extremos. Saímos de casa (aqui no Village Center que pode ser Bairro Centro para quem chega pela J. K. de Oliveira; Navegantes para quem vem pela Bento rumo ao centro, mas que o Correio teima em dizer AREAL) e parece que estamos em uma pequen cidade.

Apesar do condomínio de aptos o restante da visão são campos, casas e um canal muito sujo. Andamos algumas quadras e ao chegar na Barroso parec e que houve uma mudança no mundo. Certamente é um outra cidade. Uma cidade cheia de prédios, casarões e ruas asfaltadas. Uma cidade muito movimentada.

E eu aqui, vivendo, pensando, interpretando e tantando achar uma maneira de ajudar a mudar isso tudo. Agora pobreza não é um problema só nosso, mas parece que de tanto lidarmos com ela a gente aprendeu alguma coisa. Vejam sobre isso as duas matérias abaixo que são trazidas pela Agência Chasque de notícias.

Mesmo com crise, pobreza no Brasil se manteve estável
Ainda com a crise financeira, o país mantém estável as taxas de pobreza./ A avaliação foi feita por instituições que fazem estudos sobre a economia, como a Fundação Getúlio Vargas./ Segundo as pesquisas, a crise teria tido o papel de desacelerar o crescimento econômico que o Brasil apresentava nos últimos anos, mas sem provocar o aumento da pobreza./ Um dos motivos foram as políticas do governo federal, como o Bolsa Família, que foi ampliado.///

Recessão leva pobreza nos EUA a maior nível em 11 anos
A taxa de pobreza nos Estados Unidos atingiu em 2008 o maior patamar em ONZE anos./ Relatório do Census Bureau informou que a taxa de pobreza saltou para TREZE vírgula DOIS por cento./ A porcentagem equivale a TRINTA E NOVE MILHÕES E OITOCENTOS MIL norte-americanos que estão vivendo na pobreza./ A estimativa é de que a situação se agrave mais, já que o nível de desemprego neste ano aumentou.///

E aí? O que me dizem disto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS:
ANÔNIMOS
QUE CONTENHAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
QUE CONTENHAM XINGAMENTOS.
QUE NÃO FALEM DO TEMA DO POST.
OU AINDA QUE O MODERADOR DO BLOG JULGUE COMO SENDO PREJUDICIAIS AO BLOG, AOS BLOGUEIROS OU AOS LEITORES.

TENHA BOM SENSO E DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM, CRÍTICA CONSTRUTIVA OU SUGESTÃO.

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO.